bongasat.com.br

Seja o endurance real ou virtual, a notícia está aqui!
Sébastien Bourdais lidera TL1 em Le Mans e coloca Cadillac JOTA no topo; Ferrari e Porsche completam o top 3

Sébastien Bourdais colocou a Cadillac Hertz Team JOTA no topo da tabela de tempos durante a primeira sessão de treinos livres das 24 Horas de Le Mans 2025. O francês registrou a volta mais rápida da TL1 com o tempo de 3:25.148, conquistado nos 40 minutos finais da sessão, marcada por duas bandeiras vermelhas e várias interrupções por bandeiras amarelas.

Pilotando o Cadillac V-Series.R #38, Sébastien Bourdais superou por apenas 0s154 o Ferrari 499P #50 da AF Corse, conduzido por Antonio Fuoco, que havia liderado a maior parte das três horas de atividade com a marca de 3:25.302. O Porsche 963 #6 da Penske, pilotado por Kevin Estre, fechou o top 3 com uma volta rápida ainda na segunda hora.

Tempos do TL1

A sessão foi interrompida logo no início por conta de um forte acidente envolvendo o Mercedes-AMG GT3 Evo #63 da Iron Lynx. Com Stephen Grove ao volante. Apesar dos danos significativos ao carro, o piloto australiano foi avaliado e liberado pelo centro médico. O segundo sinal vermelho foi causado por detritos na pista, exigindo nova paralisação e uma breve reinicialização.

Os adversários de Sébastien Bourdais

Brendon Hartley, no Toyota GR010 Hybrid #8, foi o quarto mais rápido com uma volta registrada ainda no início da sessão, mesma estratégia adotada por Fuoco. Julien Andlauer, no Porsche nº 5 da Penske, fechou o top 5, seguido por Will Stevens, que melhorou seu tempo com o segundo Cadillac JOTA nos minutos finais.

Além disso, destaque também para Felipe Nasr, que estava prestes a tomar a ponta em sua última volta rápida com o Porsche #4 da Penske. Porém, optou por uma parada nos boxes e terminou com o sétimo tempo. O BMW M Hybrid V8 #15 da WRT, pilotado por Dries Vanthoor. Além do Alpine de Paul-Loup Chatin e o Porsche da Proton Competition com Neel Jani completaram o top 10 entre os Hypercars.

LMP2 e LMGT3 também com ritmo forte

Na LMP2, o destaque foi o Oreca 07 Gibson #16 da RLR M Sport, com Patrick Pilet marcando 3:38.888 ainda nos estágios iniciais. Os carros #43 da Inter Europol Competition e #45 da Algarve Pro Racing vieram logo atrás.

Já na classe LMGT3, quem brilhou foi Jack Hawksworth, que colocou o Lexus RC F GT3 #78 da Akkodis ASP Team na liderança com uma volta de 3:57.248. Davide Rigon, na Ferrari 296 GT3 #54 da AF Corse, foi o segundo mais rápido. Já Valentine Hasse-Clot, com o Aston Martin Vantage GT3 Evo da Racing Spirit of Leman, garantiu a terceira posição com uma volta rápida no fim da sessão.

Sessão agitada e marcada por penalidades

Além das bandeiras vermelhas, a TL1 contou com duas intervenções de Full Course Yellow (FCY). A primeira ocorreu por uma escapada do Oreca #24 da Nielsen Racing, com Colin Braun rodando na brita em Arnage. Depois, uma zona lenta se sucedeu após o Ferrari #150 da AF Corse, com Custodio Toledo, parar na caixa de brita em Dunlop. O carro teve uma penalização com uma parada de cinco minutos por exceder os limites de pista em cinco ocasiões.

Qualificação vem aí

Por fim, a próxima atividade oficial será a sessão de classificação, marcada para começar às (13h45 de Brasília) com as categorias LMP2 e LMGT3. Os Hypercars entram na pista logo depois, às 19h30 (CEST) (14h30 de Brasília).