Sebastian Vettel após testar o Porsche LMDh em Aragón: “Foi definitivamente divertido”
O tetracampeão mundial de Fórmula 1, Sebastian Vettel, testou o Porsche 963 no circuito de Motorland Aragón. O alemão completou um total de 118 voltas num total de 581 quilômetros.
Entretanto. para Vettel, foi o primeiro teste em pista com um protótipo híbrido de acordo com os regulamentos da LMDh. A Porsche Penske Motorsport está se preparando para as 24 Horas de Le Mans, nos dias 15 e 16 de junho, com um teste de resistência no circuito de 5.345 quilômetros perto de Alcañiz, na Espanha.
O piloto preparou-se meticulosamente para testar o 963. Assim, em 14 de março, o 53 vezes vencedor de corridas de Fórmula 1 fez uma visita à equipe nas instalações da Porsche Penske Motorsport em Mannheim.
Contudo, um dia depois, completou uma extensa sessão de simulador no Porsche Motorsport Center em Flacht e familiarizou-se com as características especiais e controles complexos do carro de corrida de Le Mans.
A preparação
Nesse interím, isto foi seguido em 21 de março pelos primeiros quilômetros de familiarização com o Porsche 963 na pista de testes interna do Centro de Desenvolvimento de Weissach. Com o tempo seco, o campeão de F1 completou quase duas distâncias do Grande Prêmio em Aragón sem problemas.
“Claro que também estou de olho em outras modalidades do automobilismo e conheço muitos pilotos que atuam no WEC e em Le Mans. A certa altura, a minha curiosidade era tão grande que tive a ideia de experimentar sozinho”, diz Sebastian Vettel.
“Depois do ajuste dos bancos, da sessão de simulador e do lançamento em Weissach, já tive uma boa sensação. Dirigir o Porsche 963 na pista aqui em Aragón – foi definitivamente divertido”.
“Primeiro tive que me acostumar com tudo e encontrar meu ritmo. A experiência de dirigir é diferente simplesmente por causa do teto sobre sua cabeça, além de lidar com o peso maior e os pneus. Os pilotos da fábrica da Porsche foram muito prestativos e me explicaram o que era especial e o que eu precisava para me acostumar. Isso tornou tudo mais fácil para mim”.
O teste da Porsche e de Sebastian Vettel
Além disso, a equipe de trabalho da Porsche Penske Motorsport venceu a abertura da temporada do campeonato norte-americano IMSA WeatherTech SportsCar, as 24 Horas de Daytona e a primeira corrida deste ano do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) no Catar.
Vale ressaltar que o fabricante já venceu 20 vezes as 24 Horas de Le Mans. “Aragón é um dos poucos lugares na Europa onde podemos correr 24 horas por dia e nos dá a oportunidade de correr 36 horas em preparação para Le Mans”.
“A Longa reta nos dá a velocidade máxima de mais de 300 km/h que vemos no Circuit des 24 Heures”, explica Jonathan Diuguid, Diretor Geral da Porsche Penske Motorsport.
“Ter Sebastian Vettel aqui é uma oportunidade única para a equipe. Ele é quatro vezes campeão mundial de Fórmula 1. Portanto, ele tem enorme experiência com sistemas híbridos e carros de corrida de alto desempenho. Ter sua nova perspectiva única sobre onde o carro está e dá feedback sobre nossos sistemas e desempenhos são uma oportunidade única. Estamos felizes por tê-lo aqui. Ele saiu do carro com um sorriso que é muito bom”, finalizou.
Por fim, Além de Vettel, um total de sete pilotos de fábrica da Porsche estavam no circuito durante o teste de resistência. Matt Campbell (Austrália), Michael Christensen (Dinamarca) e Frédéric Makowiecki (França) dividirão o Porsche 963 com #5 no WEC. Aliás, Kévin Estre (França), André Lotterer (Alemanha) e Laurens Vanthoor estarão no carro #6. O piloto da DTM, e campeão da série, Thomas Preining, participou dos trabalhos.