Ryan Briscoe não competirá pela Glickenhaus em Monza

(Foto: Divulgação)

O piloto Ryan Briscoe não competirá pela equipe Glickenhaus, na próxima etapa do Mundial de Endurance em Monza. Em seu lugar, foi convocado Franck Mailleux. Ele estará ao lado de Romain Dumas e Richard Westbrook no #709. O 708 terá Pipo Derani, Olivier Pla e Gustavo Menezes. 

De acordo com o dono da equipe, Jim Glickenhaus, a mudança se deu depois dos acontecimentos que a equipe enfrentou durante as 8 Horas de Portimão no último final de semana. Jim também destacou que irá testar todos os pilotos antes de competir nas 24 Horas de Le Mans. 

Glickenhaus enfatizou que a ausência do Briscoe na rodada italiana não está relacionada aos problemas que ocorreram em Portugal, quando o Hypercar ficou mais de uma hora nos boxes sendo reparado para uma troca de embreagem. 

“Isso não tem nada a ver com o que aconteceu em Portimão”, disse Glickenhaus ao site Motorsport.com. “Ryan foi rápido, ele cometeu um erro, e daí? O plano sempre foi mexer com tudo, para que depois de Monza tivéssemos todos os dados sobre os pilotos e pudéssemos tomar uma decisão sobre Le Mans”, explicou.

Glickenhaus considerou a etapa de Portugal como satisfatória. “Mostramos um bom ritmo, terminamos a corrida e conquistamos um ponto e também aprendemos muito”, disse ele.

“Estamos nos sentindo bem em relação a Monza: fomos o mais baixo possível com este carro, o que significa que estaremos em melhor forma em Monza e Le Mans do que em Portimão”, disse.

Glickenhaus explicou que a falha de embreagem fez com que Briscoe não conseguisse se movimentar depois que o carro rodou. Ele saiu da pista após contato com o Aston Martin da equipe TF Sport. A troca de embreagem durou uma hora, o que deixou o Glickenhaus na 30ª e última posição, 54 voltas atrás do Toyota vencedor.

“Sem o problema da embreagem, teríamos feito as oito horas inteiras”, disse Glickenhaus. Se tivéssemos feito isso, acho que teríamos ficado entre os seis primeiros, o que não teria sido uma primeira corrida ruim”, finalizou. 

A próxima etapa do WEC acontecerá no dia 18 de julho. 

Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.