Robert Kubica conversa com a equipe JOTA para competir com Hypercar no WEC
O piloto polonês Robert Kubica revelou nesta quarta-feira, 1º, que estará ao volante do porsche 963 da equipe JOTA, no Mundial de Endurance no próximo ano. Segundo informações do site Sportscar365, o piloto garantiu que houveram conversas entre ele e a equipe.
Além disso, especula-se que a equipe tenha um segundo Porsche para o próximo ano e que um dos seus companheiros seja Sebastien Vettel. Porém, o coproprietário da equipe, Sam Hignett, tenha negado o envolvimento de Kimi Raikkonen à Sportscar365 há várias semanas, Kubica, por sua vez, confirmou que as duas partes estiveram em contato.
“Não é segredo que estou em contato com o JOTA e não é segredo que uma das opções é a JOTA há muito tempo”, disse Kubica ao Sportscar365.
A JOTA deverá ter pelo menos uma vaga em seu Porsche #38 no próximo ano, depois que Antonio Felix da Costa anunciou na segunda-feira que faria uma pausa nas competições do WEC por conta da Fórmula E.
Os desafios da JOTA para 2024
Kubica elogiou a equipe, observando que seria uma forte opção a ser considerada caso um acordo de fábrica não se concretizasse em outro lugar. “Farei 39 anos em dezembro em uma classe tão competitiva como esta, que se tornará ainda mais competitiva no próximo ano”, disse ele.
“Acho que o Hypercar é muito difícil para os times privados, não estou dizendo que é impossível, mas é um grande desafio competir contra as fábricas. Acho que a JOTA tem todos os ingredientes preparados, embora nunca tenha corrido lá”.
“Dito de outra forma, se eu fosse um fabricante de automóveis que quisesse entrar no WEC, provavelmente a JOTA seria o primeiro para quem eu ligaria”.
“Tenho muito respeito, corri contra eles. Sim, é uma equipe privada, mas penso que funciona muito bem e, embora nunca tenha estado lá, tenho um grande respeito pela equipa”, explica.
Robert Kubica em Daytona
Ainda segundo a reportagem do site Sportscar365, o piloto não descartou competir na IMSA. “Estou focado no WEC e vejo meu futuro aqui. Minha prioridade é o WEC”, disse ele.
Kubica fez uma aparição anterior no WeatherTech Championship, ao lado de Dennis Andersen, Anders Fjordbach e Ferdinand Habsburg em um Oreca 07 Gibson da equipe High Class Racing em Daytona.
“O IMSA é um campeonato muito competitivo”, disse ele. “Acho que você precisa estar lá para se tornar um piloto e estar no mercado e houve algumas conversas para eu fazer Daytona”, disse.
“Foram algumas conversas sobre o LMDh, mas primeiro tenho que resolver o WEC e definir minhas prioridades e então veremos”, finalizou.