bongasat.com.br

Seja o endurance real ou virtual, a notícia está aqui!
Road To Le Mans 2025: edição histórica terá 58 carros e três categorias

A décima edição do Road To Le Mans, marcada para junho, promete ser a maior da história do evento. A organização confirmou nesta terça-feira, 15, a inscrição de 58 carros, que disputarão duas corridas de 60 minutos cada — um aumento em relação aos tradicionais 55 minutos utilizados desde a estreia da prova em 2016.

Pela primeira vez, a competição contará com três categorias distintas: LMP3, LMP3 Pro/Am e GT3. O evento será novamente realizado no icônico Circuito das 24 Horas de Le Mans, com 13,6 km de extensão, como parte da programação oficial da edição 2025 das 24 Horas de Le Mans.

Lista de inscritos

Ao todo, 116 pilotos e 33 equipes, representando 15 países, estarão na pista. O grid inclui nove equipes vencedoras e sete pilotos que já triunfaram em edições anteriores do RTLM.

LMP3: grandes nomes e campeões retornam

A classe LMP3, voltada a pilotos com classificação Ouro e Prata, reunirá 24 carros, dos quais 19 fazem parte da temporada completa da Michelin Le Mans Cup (MLMC). Outros cinco vêm de participações pontuais, incluindo a equipe campeã de 2024, a WTM by Rinaldi Racing.

Entre os destaques está a DKR Engineering, tricampeã do RTLM, que alinhará um Ginetta G61-LT-P325-EVO – Toyota. Já a Nielsen Racing, vencedora em 2021 e 2023, terá dois Adess AD25 – Toyota, um deles com Colin Noble (vencedor em 2021) e Tom Fleming.

Atual campeão, Maximus Mayer defenderá a High Class Racing ao lado de Philip Lindberg. A suíça CLX Motorsport, que venceu em 2020, 2022 e 2023 sob a bandeira da COOL Racing, trará três carros, incluindo o Ligier nº 97 para David Droux, vencedor da primeira etapa da MLMC em Barcelona junto de Cédric Oltramare.

Nesse ínterim, sete carros representarão a França, com destaque para a R-ace GP, Forestier Racing by VPS, ANS Motorsport, 23Events Racing e M Racing. Também figuram no grid Bretton Racing, atual campeã da Asian Le Mans Series LMP3, CD Sport, TS Corse, Reiter Engineering e Team Virage.

LMP3 Pro/Am: equilíbrio e presença de veteranos

Contudo, a classe LMP3 Pro/Am, que exige ao menos um piloto Bronze por carro, contará com 19 inscritos, sendo 17 da temporada regular da MLMC.

A Racing Spirit of Léman, campeã de 2022, retorna com um Ligier pilotado pela dupla alemã Sébastien Schmidt e Dominik Schraml. Outro nome de destaque é Fabien Lavergne, vencedor da GT3 em 2019, que competirá ao lado de Romano Ricci na R-ace GP.

A Rinaldi Racing alinhará dois Ligiers, um deles com os vencedores da etapa de Barcelona da LMP3 Pro/Am: Steve Parrow e Griffin Peebles.

Outras equipes francesas como 23Events Racing, M Racing e ANS Motorsport também estarão presentes. Todavia, já a DKR Engineering inscreverá uma Ginetta adicional para o estoniano Antti Rammo, com o segundo piloto ainda a ser confirmado.

Nesse sentido, completam o grid as equipes P4 Racing, CD Sport, Inter Europol Competition, High Class Racing, GG Classics, Bretton Racing, Reiter Engineering, Motorsport98 e More Motorsport.

GT3: potência e tradição no grid em Le Mans

A classe GT3 terá 15 carros, incluindo oito da temporada regular. Estão confirmadas quatro equipes campeãs do RTLM e três pilotos vencedores, com representantes de Aston Martin, BMW, Ferrari, Mercedes-AMG, McLaren e Porsche.

Além disso, a Kessel Racing, vencedora da Corrida 1 em 2024, inscreverá duas Ferrari 296 GT3. No carro nº 33 estarão David Fumanelli e o turco Murat Çuhadaroğlu, que também venceram em Barcelona pela MLMC.

A tradicional Racing Spirit of Léman, ex-campeã da GT3, retorna com um Aston Martin Vantage AMR, enquanto a italiana Ebimotors, vencedora em 2022, aposta em um Porsche 911 GT3 R para os romenos Fabrizio Broggi e Sergiu Nicolae.

Aliás, a equipe oficial da BMW Motorsport no FIA WEC, a Team WRT, participará com um BMW M4 pilotado por Samantha Tan e Gustav Bergström.

Outro nome de peso é o da belga Vanina Ickx, filha da lenda Jacky Ickx, que correrá com Marta Garcia Lopez no Porsche da equipe Iron Dames.

Finalmente, fecham a lista de equipes GT3 a francesa Code Racing Development (Aston Martin), Team Motopark e Getspeed (Mercedes-AMG GT3), além da Optimum Motorsport, com um McLaren 720S.

Pontuação e programação

As corridas do Road To Le Mans atribuem uma pontuação reduzida em relação às provas regulares da MLMC. O vencedor de cada corrida receberá 15 pontos, com 9 pontos para o segundo e 7 para o terceiro. Apenas os carros inscritos na temporada completa da MLMC são elegíveis para pontuar.

A classificação será realizada na quinta-feira, 12 de junho, com a primeira corrida ocorrendo no mesmo dia. Por fim, a segunda prova será disputada no sábado, pouco antes da largada da 93ª edição das 24 Horas de Le Mans. A corrida terá a transmissão pelo canal do Le Mans Cup no YouTube.