Regra de segundo Hypercar preocupa equipes do WEC
Uma das novas regras para a temporada 2025 do WEC, tem deixado as equipes preocupadas. Cada competidor da classe Hypercar deverá ter dois carros. Coisa que não acontece com a Lamborghini, Cadillac e Isotta Fraschini. Assim, o grid passará a ter 40 carros para o próximo ano.
Além disso, a equipe Heart of Racing terá apenas um Aston Martin Valkyrie para o próximo ano. No entanto, entende-se que quaisquer mudanças não afetarão equipes clientes, como a JOTA da Porsche – que, de qualquer forma, está concorrendo para unir forças com a Cadillac na próxima temporada – e a Proton Competition, bem como a equipe satélite da Ferrari AF Corse.
A gerente do programa de corridas de carros esportivos da GM, Laura Wontrop Klauser, não revelou nada sobre os planos da Cadillac para 2025, mas disse que a marca reagiria se necessário.
“Regras são regras, certo?” ela disse. “Teremos que esperar para ver o que será implementado no próximo ano e teremos que responder de acordo quando ouvirmos quais são os regulamentos.”
Lamborghini preparada para carro adicional
O diretor técnico da Lamborghini, Rouven Mohr, disse que é “muito cedo para dizer” como um e dois carros impactaria os planos do fabricante italiano para a segunda temporada com o SC63, um exemplo do qual também está concorrendo na IMSA Michelin Endurance Cup.
“Se for comunicado, estamos preparando neste momento o que isso significaria dentro da Lamborghini e fora da Lamborghini com nossa equipe, Iron Lynx, quais seriam as consequências”, disse Mohr.
“Depende também um pouco das condições. Não se trata apenas do carro. Se você comanda um campeonato como esse, você tem muitos fatores adicionais, como marketing e assim por diante. Você tem que entender também questões de hospitalidade, compartilhamento de garagens e assim por diante”.
“Há muitas coisas triviais e, no momento, ainda não está claro o que significaria ter este segundo carro”, disse.
Isotta preocupada com a nova regra do WEC
Além disso, a Isotta Fraschini enfrentaria sem dúvida o maior desafio na expansão para um segundo carro para 2025, embora o fabricante italiano estivesse planejando participar com dois carros. Contudo, com a troca de equipe suporte da Vector para a Duqueine, as coisas acabaram desandando.
O chefe da equipe Duqueine, Max Favard, disse ao site Sportscar365 que sua equipe está “trabalhando no momento” para a adição de um segundo carro.
“Uma equipe de dois carros é um grande desafio”, disse Favard. “Há muitos parâmetros a ter em conta, as escalações de pilotos, patrocinadores… este ano é um grande ano para trazer a evolução para o segundo ano.
“Ao mesmo tempo, o mandato de dois carros é algo que temos a dizer… para estruturas que são humanas, é algo que você pode bloquear um projeto para o segundo ou terceiro ano se precisar de uma atualização para permanecer vivo. Pode reduzir um pouco a diversidade do grid, se forem obrigatórios dois carros.
“Este é um tema que conhecemos e aceitamos as regras, mas estão a ouvir fabricantes diferentes com abordagens diferentes. Eles têm que manter vivas as pequenas estruturas e dar-lhes essas opções”, enfatiza.
Favard reconheceu que encontrar condutores com orçamento seria “parte da discussão” para permitir à Isotta ter um segundo carro em 2025, ao mesmo tempo que expressou otimismo de que uma entrada de dois carros da marca seria aceite.
“Se você pressionar [os fabricantes] para a entrada de dois carros, deverá fornecer duas entradas [para eles]”, disse ele. “O WEC precisa descobrir isso levando em consideração todas as diferentes equipes. Eles têm uma decisão difícil de tomar.
“Não devemos ter excesso de confiança, mas precisamos trabalhar nessa direção”, finalizou.