O Automobile Club de l’Ouest (ACO), divulgou nesta segunda-feira, 19, a lista de inscritos para a edição 92 das 24 de Le Mans. de acordo com a lista serão 23 Hypercars, 16 LMP2 e 23 LMGT3.
Pela primeira vez na história de Le Mans, todos os carros inscritos na categoria Hypercar têm uma transmissão híbrida, incluindo os novos participantes da classe Hypercar Alpine, BMW, Lamborghini e Isotta Fraschini.
O número de inscrições da classe é o mais alto deste século. O recorde foi anteriormente detido em 2008, quando 22 carros foram inscritos na classe LMP1.
Sendo assim, a atual campeã Ferrari retorna com os dois de 499Ps inscritos no WEC, bem como seu terceiro carro de cliente operado pela AF Corse. Ela enfrentará uma oposição de todos os outros oito fabricantes, todos os quais estarão presentes quando o campeonato mundial começar na próxima semana no Qatar.
Cadillac e Porsche com mais carros para Le Mans
Os participantes da temporada completa do WEC, Porsche, Cadillac e Lamborghini, inscreveram carros adicionais para aumentar sua presença no evento, com a configuração das duas primeiras marcas, refazendo os planos de 2023.
A Porsche Penske Motorsport traz um carros que compete na IMSA WeatherTech SportsCar Championship, com Mathieu Jaminet como o primeiro piloto confirmado.
A Cadillac, por sua vez, viu seus desejos de uma segunda participação na Chip Ganassi Racing serem realizados, enquanto a Action Express Racing já tinha um lugar garantido no grid após receber um convite automático para ganhar o título de equipes do Campeonato WeatherTech.
A Lamborghini está preparada para expandir o seu programa para dois SC63. Trazendo o carro inscrito no WeatherTech Championship para os pilotos Andrea Caldarelli, Romain Grosjean e Matteo Cairoli.
O número de Porsche 963 inscritos de forma privada cresce de um para três em comparação com o ano passado, com a Hertz Team JOTA com dois para se juntar ao carro WEC da temporada completa da Proton Competition, que rodará com uma pintura em homenagem à vitória geral de Dauer em 1994.
Além disso, Julien Andlauer, se juntará à equipe liderada por Christian Ried para a estreia no Catar na próxima semana, estreará ao lado de Harry Tincknell e Neel Jani a bordo do #99, enquanto o segundo Porsche Hypercar da equipe foi colocado como primeiro reserva.
A classe LMP2
Já na classe LMP2, os 16 carros inscritos provêm em grande parte da European Le Mans Series. Devido ao fato de a classe já não fazer parte do WEC este ano.
A maioria dos regulares do campeonato estão representados, incluindo United Autosports, Nielsen Racing e Algarve Pro Racing. Além da IDEC Sport, DKR Engineering, Cool Racing, Panis Racing e AF Corse.
A Proton colocará um único Oreca 07 para Jonas Ried. Enquanto o piloto com classificação Bronze PJ Hyett está listado a bordo do #14 AO Racing de Louis Deletraz.
Ben Keating (United Autosports) e George Kurtz (CrowdStrike by APR) retomarão sua rivalidade na classe LMP2 Pro-Am. Enquanto o ex-companheiro de equipe de Keating na Corvette Racing, Nico Varrone, está pronto para sua estreia na LMP2 com AF Corse.
Os atuais vencedores do LMP2, Inter Europol Competition, retornarão com um único carro. Enquanto a Duqueine Team colocará um único Oreca ao lado do esforço Isotta Fraschini Hypercar.
Classe LMGT3
A maioria do pelotão da classe LMGT3 vem do WEC. Com todas as inscrições, exceto cinco, inscritas no campeonato mundial.
Nove marcas estão representadas no grid: Aston Martin, BMW, Corvette, Ferrari, Ford, Lamborghini, Lexus, McLaren e Porsche. O presidente da ACO, Pierre Fillon, indicou anteriormente que as marcas que não participassem no WEC ou no ELMS não seriam elegíveis para competir em Le Mans.
O chefe da equipe Proton, Christian Ried, deve voltar a dirigir a bordo de um terceiro Ford Mustang GT3 inscrito pela equipe. Que se junta à dupla de carros do WEC por meio de um convite automático para ganhar o título da classe GTE do ELMS no ano passado.
O retorno da JMW Motorsport, GR Racing e Spirit of Race garantiram uma entrada com uma Ferrari 296 GT3. Enquanto o vencedor do prêmio IMSA Bob Akin, Brendan Iribe, retorna a Le Mans em um McLaren 720S GT3 Evo inscrito na Inception Racing.
Por fim, a Pure Rxcing parece não ter aceitado nenhum de seus dois convites automáticos, concedidos pela conquista do título Asian Le Mans Series GT e do título geral da Copa Bronze no Fanatec GT World Challenge Europe.
Aliás, a presença da equipe lituana no evento permanece limitada ao seu único Porsche 911 GT3 R inscrito no WEC em parceria com a Manthey Racing. A 92ª edição das 24 Horas de Le Mans está marcada para 15 e 16 de junho.