RD Limited vence primeira corrida em Sepang pelo Asian Le Mans Series
A equipe RD Limited alcançou uma vitória em sua estreia na categoria LMP2, durante a rodada de abertura da temporada da Asian Le Mans Series, em Sepang, neste sábado, 07. Tristan Vautier superou Matthieu Vaxiviere, da AF Corse, em uma chegada dramática, conquistando o primeiro lugar por apenas 0,055 segundos após quatro horas de corrida.
Sendo assim, o Oreca 07 #30, conduzido por Vautier em parceria com James Allen e Fred Poordad, garantiu a vitória da nova equipe liderada por Romain Dumas. Contudo, a disputa terminou após uma volta final repleta de trocas de posição. Vaxiviere assumiu temporariamente a liderança ao ultrapassar Vautier na curva 14, mas cometeu um erro na curva final, permitindo que Vautier recuperasse a ponta.
A corrida também foi marcada por uma recuperação impressionante da RD Limited, que caiu para o final do grid da LMP2 devido a um giro inicial de Poordad. Períodos de safety car ajudaram a equipe a retomar terreno, com Allen mostrando um desempenho consistente antes de passar o comando a Vautier na fase final.
Atrás do vencedor, o pódio foi completado pelo carro #83 da AF Corse, pilotado por Alessio Rovera, Matthieu Vaxiviere e François Perrodo, e pela equipe estreante Pure Rxcing, representada por Louis Deletraz, Harry King e Alex Malykhin, no Oreca #91 da TF Sport.
Outros destaques da LMP2 em Sepang
Além disso, o carro #25 da Algarve Pro Racing, conduzido por Malthe Jakobsen, terminou em quarto. Enquanto o Oreca da Nielsen Racing, com Nicky Catsburg, Matt Bell e Naveen Rao, fechou o top cinco. O pole position, Proton Competition Oreca nº 22, enfrentou dificuldades e cruzou a linha de chegada em nono lugar.
Vitórias na LMP3 e GT
Na categoria LMP3, o Ultimate Ligier JS P320 #35, pilotado por Matteo Quintarelli, Bence Valint e Stephane Lemeret, conquistou a vitória. Após um duelo acirrado contra o High Class Racing Ligier, que terminou 2,5 segundos atrás. O pódio foi completado pelo Graff Racing Ligier.
A prova terminou cedo para Inter Europol Competition, cujos dois carros bateram nas primeiras voltas.
Aliás, na classe GT, a CarGuy Racing brilhou com a Ferrari 296 GT3 #57, pilotada por Daniel Serra, Esteban Masson e Yudai Uchida. A equipe superou o Ferrari #51 da AF Corse e o #74 da Kessel Racing. Serra herdou a liderança após problemas de abastecimento do carro nº 51 nos minutos finais.
Dennis Marschall, da Kessel Racing, garantiu o último lugar no pódio com uma ultrapassagem decisiva, segurando Richard Lietz, da Manthey Porsche, até a bandeirada. Por fim, a disputa intensa também contou com a participação de Davide Rigon (Ferrari AF Corse) e Jules Gounon (Winward Mercedes-AMG).