Quais as funções do volante do Porsche 919 Hybrid
Os protótipos da classe LMP1 do Mundial de Endurance são hoje os “carros de corrida” mais avançados do automobilismo. Para conseguir domar uma fera que pode chegar a 340 km/h em Le Mans, bem como ajustar os mais diversos sistemas do LMP, existem uma série de botões e ajustes.
Os botões mais utilizados são posicionados ao longo da borda externa superior, pois são mais fáceis de alcançar com o polegar. O botão azul no canto superior direito é o mais usado – é o pisca-pisca dos faróis, usado pelos protótipos rápidos para avisar os veículos mais lentos. Quando pressionado uma vez, faz com que os faróis pisquem três vezes. À luz do dia, os motoristas mantem seu polegar sobre ela quase permanentemente, tão naturalmente o sinal de farol é mais difícil de perceber naquele momento.
O botão vermelho no canto superior esquerdo também é muito utilizado. Ele é usado para a demanda de energia elétrica a partir da bateria, o chamado “impulso”. Os motoristas podem utilizar durante uma ultrapassagem. O botão deve ser utilizado de forma prudente, já que a quantidade de energia por volta é limitado. O critério é uma volta em Le Mans, onde oito megajoules estão disponíveis. Os valores são convertidos em conformidade para circuitos mais curtos. a quantidade de energia que um piloto usa, por exemplo, no meio de uma volta para se livrar do tráfego o recurso não estará disponível para o resto da volta .
Os interruptores rotativos da esquerda e direita abaixo do visor (TC / CON e TC R) são para pré-configurar o controle de tração. Para afinar as várias configurações do motor e sistemas híbridos, os pilotos usam os botões no topo dois níveis, TF e TF + na luz amarela, MI- e MI + em azul. Abaixo deles, há os botões mais e menos na cor rosa para distribuir o equilíbrio dos freios (BR) entre o eixo dianteiro e traseiro. A partir dos botões verdes, o esquerdo opera o rádio (RAD) e um do lado direito é o botão OK para o piloto salvar as configurações vindas através do rádio. A telemetria multidirecional é proibida, os engenheiros não estão autorizados a interferir ativamente, eles só podem dar a informação e o piloto as executa.
Os botões laranja no próximo nível abaixo opera o líquido que o piloto toma. Sobre o lado direito do modo de navegação (SAIL), que é um modo de condução de economia de combustível sem aceleração do motor de combustão.O PIT, botão colorido dourado no lado esquerdo envolve o limitador de velocidade para o pit lane (60 km / h). Seu equivalente no lado direito está identificado como FCY e é o limitador de velocidade por períodos de neutralização, como quando há um “Full Course Amarelo” todos os carros tem que ir a 80 km / h.
O comutador rotativo centro chamado MULTI corresponde com os dois controladores no topo do lado de fora do volante. Quando o engenheiro de corrida, por exemplo, pede a definição “Alpha 21”, o motorista escolhe “A” com o interruptor rotativo, em seguida, ele escolhe o 2 com mão esquerda do controlador vermelho e, finalmente, o único dígito 1 pela direita verde escuro antes de pressionar o botão OK. Programas de gestão do motor ou de gestão de combustível são designados por tais combinações. O comutador rotativo verde (RECUP) é para o gerenciamento de recuperação de energia.
No centro do nível mais baixo fica o interruptor on / off para o motor de combustão (Start / Mate). Os dois controladores restantes até a metade do volante definem a quantidade de energia quando impulsionando (B – dourada e à esquerda) e oferecem a opção estratégia para o motor de combustão (S – azul e à direita). Para fazer com que os interruptores sejam vistos no escuro, suas cores são fluorescentes e responder a uma lâmpada de luz negra, situada acima do capacete do piloto.
O volante é feito de carbono, as alças de aderência são cobertos com borracha antiderrapante. Graças ao sistema de direção assistida, os pilotos podem guiar sem qualquer dificuldade. Ao segurar o volante, seus dedos tocam seis pás no verso do volante. As pás do centro são usados para trocar as marchas – puxando a a pá direita para subir e a esquerda para diminuir. As pás inferiores, operam a embreagem, as pás na parte superior operam o impulso. Outras funções importantes para a condução do LMP, não estão no volante. Intensidade da luz durante a noite, velocidade do para-brisa e volume do rádio, bem como o botão “N” de neutro que deixa o protótipo em ponto morto.