Protótipos LMP2 ficarão mais lentos no Mundial de Endurance. As mudanças foram anunciadas nesta quinta-feira, 01, e devem gerar um forte impacto nas provas de endurance.
Os ajustes, que entrarão em vigor no início da temporada do WEC no próximo mês em Spa, têm como objetivo “garantir as janelas de desempenho” dos novos Le Mans Hypercar e protótipos LMP2 após uma série de testes privados.
A mudança acontece depois que foi constatado que protótipos LMP2 estavam chegando perto dos Hypercars e o LMP1 em simuladores e testes privados. Os ajustes incluem uma redução de potência adicional de 20 kW (27 cv) do limite anunciado anteriormente de 420 kW (560 cv) que já estava em vigor para este ano.
Além disso, o peso mínimo em todos os carros LMP2 foi aumentado em 20 kg para 950 kg, com as equipes obrigadas a usar o kit aerodinâmico de Le Mans em todas as corridas.
Pneus Goodyear não alterados na classe LMP2
O plano do ACO era utilizar uma nova geração de pneus Goodyear, com o objetivo de reduzir o desempenho. A ideia foi negada pelas equipes que continuarão a usar o composto de 2020.
Esta decisão foi tomada pelo comitê devido ao “desempenho comprovado e consistente” em todas as condições, bem como a “dirigibilidade” dos compostos Goodyear da geração anterior, que foram desenvolvidos quando a categoria apresentava várias marcas de pneus.
Os ajustes de potência, peso e aerodinâmica também entrarão em vigor na próxima temporada do Asian Le Mans Series, embora não deva impactar a atual temporada do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, que já tem duas rodadas marcadas.