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Endurance tratado a sério!
Proton Competiton apresenta o seu Porsche 963 em Monza

Monza – A Proton Competition apresentou nesta quinta-feira, 06, o Porsche 963 que competirá no Mundial de Endurance, no circuito de Monza. 

Inicialmente, o protótipo será pilotado por Harry Tincknell, Neel Jani e Gianmaria Bruni. Além disso, a equipe só recebeu o carro na semana passada, depois de um shakedown concluído por Kevin Estre nas instalações da Porsche em Weissach.

Tinckell disse que o objetivo neste fim de semana é acumular o máximo de quilometragem possível, considerando que não houve tempo suficiente para o Proton fazer seus próprios testes. 

“Cada volta conta”, disse ele em entrevista ao site Sportscar365. “Em última análise, temos três corridas este ano para construir uma base para o próximo ano e os próximos”. 

“Esta é a primeira etapa e, claramente, nas últimas etapas queremos lutar e ser competitivos. Acho que, se pudermos ser confiáveis, esse será o primeiro toque na caixa e qualquer coisa depois disso será um bônus”. 

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Tincknell acrescentou que o clima no campo da Proton é de empolgação enquanto se prepara para sua estreia no Hypercar. “Empolgado, definitivamente”, disse Tincknell. “É meio surreal finalmente estar aqui. Ao mesmo tempo, é obviamente um pouco intimidador entrar em um fim de semana de corrida e não saber o que esperar. É uma grande curva de aprendizado para todos”. 

“No domingo, posso estar pensando, meu Deus, temos muito a aprender. Mas também podemos estar pensando que atingimos o solo imediatamente, que é o que esperamos”. 

“Acho claramente que é um fim de semana de aprendizado, coleta de dados e tentativa de fazer cada volta”. 

“Eu estava conversando com um novato de Le Mans este ano e disse a eles para fazer todas as voltas. É como Macau na F3: você tem que fazer todas as voltas para se atualizar. É o mesmo para nós.

“Esses carros são super complicados e podem haver muitos problemas. Um pequeno sensor pode colocá-lo na garagem por um tempo. Mas estamos super animados, para ser honesto.”

Pilotos encaram o Porsche como aprendizado

Além disso, os pilotos do Proton estão “revisando como crianças em idade escolar”, de acordo com Tincknell, que dirigiu o Porsche no simulador da Multimatic.

Bruni também fez testes em simulador, enquanto o ex-piloto da Porsche LMP1, Jani, dirigiu o carro pela última vez há quase dois anos, durante o programa de desenvolvimento.

“Fiz bastante simulação no carro e material de apoio este ano, para Le Mans e o início do ano em Sebring”, lembrou Tincknell. “Então eu conheço o carro no simulador razoavelmente bem, mas a vida real é um passo bem diferente. Temos revisado como crianças em idade escolar por meio de um manual de 50 página”. 

“Acho que, para Neel, há uma filosofia semelhante ao Porsche 919. Tenho uma experiência razoável na Fórmula E, embora nunca tenha pilotado aquele carro, mas há muitas coisas eletrônicas que podem influenciar o equilíbrio do carro com, através do volante, com os sistemas de frenagem e híbrido. Há muitas coisas no carro que podemos ajustar”. 

“Mas ainda é um carro com quatro rodas e somos novos nisso. Atualizar-se com isso é muito em si, e então temos todos esses novos sistemas e procedimentos no topo”. 

“Mas acho que é um carro que, se você pode estar no topo, pode ter uma vantagem. Para nós, é importante apenas fazer cada volta, aprendendo o que cada switch faz e o impacto”. 

“Imagino que as expectativas da maioria das pessoas em relação a nós sejam bastante baixas neste fim de semana, mas em um mundo ideal acabaremos surpreendendo algumas pessoas”, finalizou.