Proton Competition pode encerrar programa no IMSA WeatherTech em 2025
A equipe Proton Competition está considerando abandonar seu programa no IMSA WeatherTech SportsCar Championship com o Porsche 963. A informação foi sugerida durante o evento “Night of Champions” da Porsche, realizado no último sábado, 07 em Weissach, Alemanha. A organização alemã pode redirecionar seus esforços para a classe Hypercar no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC), onde compete com um único carro.
Nesse sentido, em uma declaração durante o evento, a Porsche anunciou que a JDC-Miller Motorsports, equipe cliente da montadora, se juntará à Porsche Penske Motorsport, a equipe de fábrica, no IMSA WeatherTech Championship em 2024. Isso aponta para a possibilidade de a Proton não participar do grid como previsto inicialmente, considerando que sua inscrição estava limitada às provas da Michelin Endurance Cup.
Proton Competition e o WEC
Apesar das indicações, a Proton ainda não emitiu um comunicado oficial confirmando sua saída. O site Sportscar365 não obteve detalhes adicionais. Contudo, A equipe liderada por Christian Ried havia planejado um programa de dois carros no WEC Hypercar. No entanto, a lista oficial de inscritos da temporada, divulgada no mês passado, revelou a presença de apenas um Porsche 963 da Proton no campeonato.
A razão para a redução do programa da Proton no 963 ainda não foi esclarecida. Entretanto, a equipe continuará presente nas corridas da Michelin Endurance Cup por meio de sua parceria com a Iron Dames, que opera um Porsche 911 GT3 R na classe GTD.
Gianmaria Bruni deixa programa de pilotos de fábrica da Porsche
Após oito anos representando a Porsche, Gianmaria Bruni não fará maisa parte do elenco de pilotos de fábrica da montadora alemã. O italiano de 43 anos, que migrou para a Porsche vindo da Ferrari, encerra um ciclo marcado por conquistas importantes, incluindo a vitória na classe GTE-Pro das 24 Horas de Le Mans em 2022, pilotando o Porsche 911 RSR.
Além disso, o anúncio ocorreu durante o evento “Night of Champions” da Porsche, realizado no último sábado. Na oportunidade, a Porsche reduzirá sua lista de pilotos de fábrica para 2025. Bruni vinha competindo nos últimos dois anos com o Porsche 963 privado da Proton Competition no IMSA WeatherTech SportsCar Championship.
Apesar de deixar o programa oficial, Bruni pode continuar competindo com um Porsche 963 no próximo ano. Ele é cotado para o lugar de Richard Westbrook, que se aposenta, na categoria GTP da JDC-Miller Motorsports, ao lado do holandês Tijmen van der Helm. Bruni testou o carro no mês passado, durante uma sessão aprovada pela IMSA no Daytona International Speedway, acompanhado por van der Helm, Chris Miller e Pascal Wehrlein, campeão da Fórmula E.
Porsche o os seus planos
Além de Bruni, outros pilotos de destaque também estão de saída do programa de fábrica da Porsche Penske Motorsport. Incluindo Andre Lotterer, Dane Cameron e Fred Makowiecki. A Porsche anunciou a promoção de Julian Andlauer ao status de piloto de fábrica. Assim como a chegada de Nico Mueller, que integrará o programa de Fórmula E da fabricante.
Aliás, essas movimentações consolidam uma lista de 14 pilotos de fábrica da Porsche para 2025. Entre outros destaques, o ex-piloto de fábrica da Audi, Ricardo Feller, é o novo piloto da Porsche. Ele disputará o DTM pela equipe Allied Racing, em parceria com Bastian Buus, ex-piloto júnior da marca.
Ao todo, 18 pilotos farão parte do programa contratado da Porsche em 2024. Incluindo Michelle Gatting, que integrará de uma nova joint venture com a Iron Dames.