bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Proton Competition planeja expansão no WEC com segundo Porsche 963 em 2025

A Proton Competition está perto de confirmar a inscrição de um segundo Porsche 963 no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) para a próxima temporada. Christian Ried, diretor da equipe, revelou que há mais de 50% de chance de a equipe dobrar seu investimento na classe Hypercar, passando a contar com dois protótipos no WEC.

A equipe alemã, que atualmente compete com o Porsche 963 tanto no WEC quanto no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, pode focar seus esforços principalmente no campeonato mundial, após disputar temporadas completas em ambas as competições este ano. Ried indicou que o programa do IMSA pode ser reduzido às corridas da Michelin Endurance Cup, dependendo de fatores como orçamento e calendário.

“Precisamos analisar o calendário da ELMS e ver quantos conflitos teremos”, disse Ried ao Sportscar365. “Certamente estaremos na Michelin Endurance Cup e, com sorte, faremos uma temporada completa.”

Equipe continua com a Porsche

Quando questionado sobre a possibilidade de um segundo Porsche 963 no WEC, Ried afirmou: “Estou trabalhando nisso”, e acrescentou que há cerca de “60% ou 65%” de chances de essa expansão acontecer. “No final, quero ter uma escalação competitiva, mas o orçamento é um desafio, porque é muito caro manter essa estrutura.”

A Proton Competition provavelmente será a única cliente da Porsche com o 963 no WEC em 2024, após o chefe da Porsche Motorsport, Thomas Laudenbach, ter afirmado que não há negociações avançadas com outras equipes para o próximo ano. A equipe Hertz Team JOTA, que corre com dois Porsche 963 privados nesta temporada, assumirá a operação da Cadillac no Hypercar de fábrica em 2024.

Caso a Proton confirme a adição de um segundo carro, ainda haveria uma vaga disponível no grid do Hypercar, que espera contar com até 22 inscrições, dependendo da participação de outras equipes como Isotta Fraschini e Vanwall, que ainda não têm presença garantida.

Proton pode interromper programa com Ford Mustang GT3 na Europa

Além da expansão no WEC, a Proton Competition pode reestruturar seu programa com o Ford Mustang GT3, interrompendo sua participação no Fanatec GT World Challenge Europe para 2024. Ried confirmou que, apesar de a equipe continuar comprometida com o Mustang na classe LMGT3 do WEC, eles não seguirão na competição europeia no próximo ano.

Este ano, a Proton assumiu um programa de última hora no GT World Challenge Europe após a ruptura da Dinamic com a Ford. “Disputar quatro campeonatos ao mesmo tempo é complicado”, explicou Ried. “Neste fim de semana, por exemplo, temos eventos em Indianápolis, Monza e na Sports Cup. Fazer tudo isso ao mesmo tempo é muito difícil.”

A equipe ainda discute a possibilidade de manter o Mustang no campeonato IMSA, dependendo da demanda de clientes. “Queremos trazer tanto o GTD quanto o Porsche 963 para a IMSA, mas ainda estamos analisando qual carro seria o ideal para competir”, disse Ried.

Ried pode voltar a pilotar nas 8 Horas do Bahrein

Christian Ried, que substituiu Giorgio Roda nas últimas duas etapas do WEC, pode voltar a pilotar o Mustang GT3 nº 88 da equipe nas 8 Horas do Bahrein, encerrando a temporada de 2024. Roda, que era o piloto Bronze da equipe, afastou-se para focar em negócios familiares e na categoria LMP2.

“Foi uma questão de timing e negócios familiares”, disse Ried sobre a ausência de Roda. “Ele quer focar no LMP2, e tive sorte de ter a oportunidade de pilotar o carro. Dirigir um carro com motor dianteiro foi uma experiência diferente para mim, mas estou cada vez mais confortável.”

Apesar de estar aposentado como piloto, Ried admite que pode assumir o volante no Bahrein caso não encontre outro piloto para a prova. “Se eu puder encontrar alguém, ótimo. Se não, talvez eu corra mais uma vez, mas com certeza depois disso estarei definitivamente aposentado”, afirmou.