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Endurance tratado a sério!
Proton Competition deverá ser a única equipe cliente da Porsche no WEC em 2025

A Proton Competition deve ser a única equipe cliente a competir com o Porsche 963 no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) em 2024. A informação foi confirmada por Thomas Laudenbach, chefe da Porsche Motorsport, durante o evento Lone Star Le Mans, no Circuito das Américas.

A fabricante alemã perderá as duas inscrições privadas da Hertz Team JOTA para a Cadillac na próxima temporada, mas manterá a Proton como representante entre as equipes clientes, com pelo menos um Porsche 963. Laudenbach, no entanto, minimizou a possibilidade de mais carros da Proton ou de outra equipe cliente ingressarem no campeonato, apesar da saída da Isotta Fraschini, o que abriria vaga para mais 963 no grid.

“Tudo indica que a Proton será a única equipe cliente no próximo ano”, declarou Laudenbach. Acrescentando que a equipe, liderada por Chris Ried, pode solicitar uma segunda inscrição caso tenha os recursos necessários. “ Contudo, eles precisam buscar financiamento, e é um grande desafio financiar isso de forma privada”, destacou.

Além disso, quando questionado sobre a possibilidade de outras equipes se juntarem à Proton como clientes da Porsche, Laudenbach foi enfático ao afirmar que isso depende da iniciativa dos próprios times. “Se alguém nos procurar, como ‘Heinz-Hoopt Flaube’ da ‘Refrigerator Racing’, obviamente vamos avaliar se eles são adequados e possuem o financiamento necessário”, brincou o dirigente, referindo-se ao processo de seleção para novas equipes clientes.

Aliás, no cenário atual, com mais fabricantes ingressando na classe Hypercar, torna cada vez mais difícil a participação de equipes privadas. Laudenbach mencionou a presença da Cadillac com a JOTA como um exemplo de como a competição está se intensificando.

Sem planos para um terceiro Porsche 963 da Penske

WEC com menos equipes de clientes na classe Hypercar. (Foto: Porsche)

Embora a Ferrari tenha optado por inscrever três carros na classe Hypercar, com o suporte da AF Corse. A Porsche não pretende seguir o mesmo caminho. Laudenbach afastou a ideia de um terceiro carro da Penske para a temporada completa, destacando que o foco da Porsche Penske Motorsport será manter dois carros no grid. “Temos pelo menos três carros confirmados para 2025, caso Chris Ried decida continuar com a Proton”, disse.

No entanto, a Porsche planeja uma terceira inscrição para as 24 Horas de Le Mans. Utilizando a vaga automática conquistada pela vitória na classe GTP do IMSA WeatherTech SportsCar Championship.

Clientes privados em dificuldade na classe Hypercar

Laudenbach também chamou a atenção para as dificuldades crescentes enfrentadas pelas equipes privadas na classe Hypercar, à medida que mais fabricantes se juntam ao WEC. Com a entrada da Aston Martin em parceria com a Heart of Racing Team e a expectativa da Hyundai ingressar em 2026, além de outros dois fabricantes que estão finalizando seus programas. O espaço para equipes clientes está diminuindo.

“Olhando para trás, tínhamos uma filosofia diferente há dois anos, quando estávamos felizes em fornecer carros aos clientes”, disse Laudenbach. “Mas agora, com tantos carros de fábrica, está ficando cada vez mais difícil para os corsários.”

Apesar disso, ele garantiu que a Porsche não abandonará seus clientes: “Embora seja um desafio para as equipes privadas. Não deixaremos de apoiar aqueles que ainda competem com nossos carros. Por fim, é uma situação difícil para eles, mas, por outro lado, é ótimo ver tantos fabricantes envolvidos na série.”