bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Proton Competicion garante pole no ELMS em Mugello

O piloto Matteo Cairoli, conquistou a pole position para as 4 Horas de Mugello, na manhã deste sábado, 28. Ele torna-se o quinto competidor diferente a liderar a classificação nesta temporada da European Le Mans Series. Cairoli marcou um tempo de 1:32.829 a bordo do Oreca 07 #9 da Iron Lynx-Proton.

A sessão foi interrompida a menos de três minutos do fim, após Patrick Pilet rodar e sair da pista nas curvas 4 e 5, causando uma bandeira vermelha. Após a retomada da classificação, ninguém conseguiu superar o tempo de Cairoli, com Charles Milesi, da Panis Racing, ficando a apenas 0,037 segundos do primeiro colocado. Alex Lynn, pilotando o Oreca #25 da Algarve Pro Racing, garantiu o terceiro lugar, 0,188 segundos atrás do líder.

Tempos do qualy

Além disso, entre os cinco primeiros, também se destacaram Oliver Gray e Reshad de Gerus. Louis Deletraz, vencedor das 4 Horas de Spa-Francorchamps, ficou em sexto lugar, correndo pela AO by TF, seguido por Malthe Jakobsen, da Cool Racing.

Aliás, Pilet, que causou a bandeira vermelha, não foi autorizado a retornar à pista, ficando fora do top 10, em 11º lugar, atrás de Ben Hanley, Tom Dillmann e Ferdinand Habsburg.

As demais classes em Mugello

Na LMP2 Pro-Am, Giorgio Roda conquistou sua quarta pole position em cinco corridas, com um tempo de 1:35.840. O piloto italiano superou a concorrência ao marcar duas voltas rápidas, deixando o Oreca # 77 da Proton Competition 0,331 segundos à frente do Oreca #29 da Richard Mille, pilotado por Rodrigo Sales. Sales, por sua vez, venceu a disputa pelo segundo lugar, superando John Falb, da Nielsen Racing, por 0,690 segundos.

Na LMP3, Manuel Espírito Santo garantiu sua segunda pole da temporada com um tempo de 1:41.083 no Ligier JS P320 #17 da Cool Racing. Wyatt Brichacek, da DKR Engineering, ficou em segundo lugar, 0,462 segundos atrás, apesar de enfrentar problemas no fim da sessão, quando rodou e precisou de assistência para retornar aos boxes. Kai Askey e Antoine Doquin, da Inter Europol Competition e Racing Spirit of Leman, completaram o top 4. Enquanto Jean-Baptiste Lahaye, que chegou a liderar, terminou em quinto.

Na classe LMGT3, Derek DeBoer garantiu a pole ao marcar 1:47.891 no Aston Martin Vantage GT3 Evo #59 da TF Sport. Superando Sarah Bovy, da Iron Dames, por apenas 0,124 segundos. Martin Berry, também em um Aston Martin, assegurou o terceiro lugar, com Johnny Laursen, da Formula Racing. Por fim, em quarto e Hiroshi Hamaguchi, da Iron Lynx, fechando o top 5.