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Endurance tratado a sério!
Problemas estragam final de semana da Porsche em SPA
Porsche e SPA, um dia para se esquecer. (Foto: Porsche AG)
Porsche durante as 6 horas de SPA, um dia para se esquecer. (Foto: Porsche AG)

De favoritos a retardatários, este foi o final de semana da Porsche duranta a segunda etapa do Mundial de Endurance no circuito de Spa-Francorchamps. Com a primeira fila garantida com o 919 Hybrid #1 em primeiro e o #2 em segundo, tudo indicava que a prova iria refletir os treinos, sem grandes sobressaltos.

Com o início da prova, Brendon Hartley manteve a liderança até a primeira parada nos boxes na volta 23. Quem assume o 919 é Timo Bernhard, voltando a pista na segunda posição. Em primeiro está o Toyota #5. Bernhard se mostra mais rápido que o rival e uma disputa entre ele e Sébastien Buemi se inicia. A troca de posições acontece mas o piloto do Toyota não se intimida com a força do 919.

Porém na volta 37 o #1 acaba tendo o pneu dianteiro furado. Além da troca de pneus, carenagem avariada, Mark Webber assume o carro. Na volta 45 o pneu volta a apresenta problemas e mais uma entrada os boxes se fez necessária.

Após reparos na garagem, Brendo Hartley volta a pista. Volta 56 o LMP está na 14º posição e a quatro voltas do líder. Mais uma parada, desta vez por conta de problemas na caixa de marcha. Segundo a equipe a diferença de velocidade entre as rodas dianteiras e traseiras comprometeu o sistema. Após nova saída para a pista a diferença para o primeiro colocado era de 49 voltas. Brendon Hartley fica incumbido de fazer o stint final que teve a participação do safety car após o acidente com o Ford da classe GTE-PRO. Como resultado o #1 fica na quinta posição da classe em 27º no geral.

Para o Porsche #2 as coisas também não foram fáceis. Marc Lieb inicia os trabalhos na segunda posição. Com pouco mais de 6 voltas, relata um problema no sistema híbrido. Assim o 919 não pode usar a energia oriunda deste sistema. Depois de 22 voltas Neel Jani assume a condução. Na volta 47 é a vez de Romain Dumas. Lieb volta a assumir após 71 voltas.

Na volta 95 é a vez de Jani voltar a pista. Mesmo com menos potencia que seus rivais o #2 estava na terceira posição da prova até o líder Toyota apresentar problemas. Com a segunda posição garantida a apreensão do carro não ter mais problemas acabou não acontecendo. Com o resultado o Porsche #2 que venceu em Silverstone amplia a vantagem no campeonato.  A volta mais rápida da corrida foi obtida por Brendon Hartley (1 58.431), mesmo feito obtido em Silverstone.

A Porsche além da péssima prova também perdeu um dos responsáveis pelo programa LMP1 e volta da equipe ao endurance. Wolfgang Hatz. A frente do departamento de pesquisa desde 2011, Hatz decidiu por conta própria deixar a Porsche. Para o seu lugar foi nomeado Michael Steiner.

O presidente do conselho da montadora Wolfgang Porsche enfatiza o principal momento de Hatz desde que assumiu a função em 2011. “Wolfgang Hatz comemorou a dupla vitória da Porsche em Le Mans em Junho de 2015, um ponto culminante de seu excelente trabalho.”

Para o vice presidente do programa LMP1, Fritz Enzinger o momento é de trabalho. “A rodada de abertura em Silverstone não foi fácil, mas aqui em Spa foi ainda mais difícil, embora nós estávamos começando nas primeiras posições.. Tendo alcançado o segundo lugar, apesar dos problemas técnicos no início da corrida no carro #2 nunca se deve desistir em uma prova de longa duração. Com o #1 tivemos um grande azar.”

Um quarto lugar na classe GTE-PRO com gosto de vitória

Se na LMP1 as coisas foram difíceis, nas classes GT a coisa foi um pouco mais tranquila. Richard Lietz e Michael Christensen conseguiram o quarto lugar com o Porsche #77 da equipe Dempsey-Proton. Na classe GTE-AM, Patrick Long esteve bem perto de um lugar no pódio com o Porsche 911 RSR da equipe Abu Dhabi Proton Racing.

Ele estava na segunda posição da classe, faltando duas voltas para o final um LMP2 acabou tocando no seu Porsche. Long teve que ir aos boxes para reparos o que acabou lhe dando apenas o sexto lugar. “Meu dia foi realmente bastante descontraído. Eu pilotei no primeiro turno e, em seguida, o stint final, … e depois acabou com muita frustração.: Um protótipo bateu no meu carro pouco antes da chegada, enquanto eu estava correndo na segunda posição da classe.. Eu não posso dizer que não fiquei furioso e decepcionado. Sinto muito por meus companheiros Khaled e David que fizeram uma bela prova. A equipe também merecia um pódio.”

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