A equipe Prema conquistou sua segunda vitória consecutiva na European Le Mans Series ao vencer as 4 Horas de Imola na manhã deste domingo, 15, na Itália. A equipe sofreu diversas penalidades.
O Oreca #9 pilotado pelos pilotos Lorenzo Colombo, Ferdinand Habsburg e Louis Deletraz, obteve uma vitória improvável depois que a equipe foi atingida com três penalidades separadas, incluindo dois drive-throughs.
A equipe italiana assumiu a liderança da corrida na primeira volta, quando Colombo ultrapassou o pole position François Perrodo na curva 1. O piloto do #9 conseguiu fazer um bom começo a segunda metade da primeira fila estava vazia, já que o carro da TDS Racing largou dos pits.
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Surpreendentemente, o italiano conseguiu manter a liderança quando entrou para cumprir a penalidades, já que não respeitou o procedimento de largada. Os outros carros da classe LMP2 pararam nas primeiras paradas programadas.
Quando a primeira bandeira amarela foi acionada depois de uma colisão entre Michael Fassbender e Pierre Ehret em Tosa, Colombo aproveitou para fazer sua própria parada programada, economizando um tempo significativo.
O No. 9 Oreca foi então considerado como tendo cruzado a linha branca na saída dos boxes durante seu drive-through anterior, resultando em um segundo drive-through que acabou custando a liderança.
A batalha pelo primeiro lugar mudou posteriormente entre as equipes Cool Racing e Panis Racing, com o último inicialmente liderando o Oreca #37 com Niklas Kruetten.
Seus rivais franceses, no entanto, conseguiram se recuperar rapidamente de uma rodada inicial de Julien Canal e assumiram a liderança da corrida quando Job van Uitert pegou o primeiro com o Oreca #65 após uma rodada de paradas na terceira hora, deixando Kruetten e Yifei Ye em segundo.
Prema em busca da vitória em Imola
Na última hora da corrida, Ye da Prema, conseguiu assumir a liderança da corrida. Ao ultrapassar Van Uitert logo após um FCY causado pelo Oreca de BHK Motorsport Oreca de Sergio Campana. Pouco tempo depois, ambos os pilotos fizeram suas paradas finais e Ye manteve a liderança, dando a impressão de que a Cool Racing tinha a corrida sob controle.
No entanto, Thomas Laurent, da Muelhner Motorsport, fez uma tentativa fracassada de ultrapassar o piloto da Duqueine Team, Richard Bradley, deixando Laurent preso no cascalho.
Outro FCY foi acionado. O que permitiu que tanto o Deletraz de Prema quanto o # 22 da United Autosports, Tom Gamble, fizessem suas paradas finais sob o amarelo. E, posteriormente, saltassem para o primeiro e segundo à frente do Ye.
Deletraz manteve Gamble à distância para reivindicar uma vitória improvável. Com a Cool Racing em terceiro e Panis em quarto à frente do #28 da IDEC Sport de Paul Loup Chatin. De Paul Lafargue e Patrick Pilet, que completaram os cinco primeiros.
United Autosports vence na classe LMP3
Na classe LMP3, a United Autosports obteve uma vitória dominante na classe com o ligier #3 de Andrew Bentley e Kay van Berlo.
A equipe anglo-americana assumiu a liderança da classe na segunda hora. E venceu por uma volta completa sobre o #27 da Cool Racing de Antoine Doquin, Jean-Ludovic Foubert e Nicolas Maulini.
Maurice Smith, Michael Benham e Malthe Jakobsen completaram o pódio no outro carro da Cool Racing. O #17 conseguiu subir ao pódio depois que o #14 da Inter Europol Competition de Noam Abramcyzk, Mateusz Kapryzk e James Dayson parou nos últimos quinze minutos.
Na classe GTE, os Aston Martin da Oman Racing conquistaram uma dobradinha. Ahmad Al Harthy, Sam de Haan e Marco Sorensen conquistaram a vitória após uma corrida tranquila com Al Harthy ao volante.
O motorista de Omã então entregou a De Haan, que passou pelo carro irmão #95 pilotado por Jonny Adam. No entanto, De Haan recuperou a liderança quando o piloto de fábrica da Aston Martin parou pouco depois para entregar o Aston a Henrique Chaves.
O Aston Martin preto e prateado manteve a liderança a partir de então, com Sorensen levando o carro até a bandeirada. Adam, Chaves e John Hartsthorne terminaram em segundo para garantir uma dobradinha do Aston Martin.
Takeshi Kimura, Frederik Schandorff e Mikkel Jensen inicialmente terminaram em terceiro com a Ferrari da Kessel Racing #57. No entanto, o difusor traseiro da Ferrari não estava em conformidade com o artigo 6.1 dos regulamentos esportivos da série durante as verificações