bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Porsche volta as 24 Horas de Le Mans com quatro protótipos

A Porsche enfrentará as 24 Horas de Le Mans com três Porsche 963. Além disso, juntamente com os dois hypercars que disputarão o Mundial de Endurance. Assim, a equipe competirá com um protótipo que está atualmente na IMSA.

Além disso, a equipe de clientes Hertz Team JOTA inscreveu um quarto 963 para enfrentar a corrida de junho. A princípio, a Porsche está determinada a maximizar suas chances de conquistar sua 20ª vitória geral nas 24 Horas de Le Mans. Para esse fim, a equipe Porsche Penske Motorsport inscreveu um terceiro 963 nas 24 Horas. 

“Le Mans é o destaque de todas as temporadas de endurance – ainda mais este ano do 100º aniversário das  24 horas”, resume Thomas Laudenbach.

O vice-presidente da Porsche Motorsport acrescenta: “Para nós, trata-se de maximizar nossas chances de obter nossa 20ª vitória geral em Le Mans no 75º aniversário da marca Porsche. É por isso que estamos colocando um terceiro carro. A história da corrida mostrou que os carros adicionais implantados costumam ser o fator que, em última análise, faz pender a balança. Não precisamos olhar muito para trás na história da Porsche Motorsport para ver evidências disso: em 2015, o terceiro Porsche 919 Hybrid nos deu a vitória em Le Mans.”

Lista de inscritos

Em busca da vigésima vitória

Embora a escolha de se comprometer com Le Mans com três carros aumenta nossas chances, também nos apresenta enormes desafios”, explica Urs Kuratle, diretor da Factory Motorsport LMDh. “Temos que reunir uma equipe adicional e enviar um dos carros da IMSA para a França e vice-versa. Além disso, devido a gargalos de fornecimento contínuos para determinados conjuntos, o fornecimento de peças pode não ser perfeito. Queremos fazer o melhor que pudermos e brilhar no 75º aniversário da marca Porsche e no 100º aniversário das 24 Horas de Le Mans.”

“Desde o primeiro dia da Porsche Penske Motorsport, as 24 Horas de Le Mans têm sido nosso foco. O privilégio de colocar um terceiro Porsche 963 em campo representa desafios logísticos e operacionais para nós”, descreve Jonathan Diuguid, diretor administrativo da Porsche Penske Motorsport.

O desafio da logística 

“Mesmo quando montamos nosso programa, o fizemos com a premissa de que poderíamos expandi-lo, se necessário. Somos uma equipe global com compromissos no Campeonato Mundial de Endurance e IMSA. Temos pessoal altamente treinado e motivado que se apoiam mutuamente. Operar um terceiro carro significa que os membros participantes da nossa equipe IMSA estarão na Alemanha e na França por cerca de quatro semanas. Eles vão unir forças com seus colegas do WEC para preparar os carros e os materiais relevantes. O próximo passo na programação é o dia do teste e, finalmente, a semana da corrida. O calendário IMSA permite isso sem grandes concessões. Teremos três carros no grid preparados exatamente para o mesmo nível.”

Os pilotos Porsche

Além disso, os pilotos do #5 serão Dane Cameron, Michael Christensen, da Dinamarca e Frédéric Makowiecki. Além disso, o #6 terá Kévin Estre, Laurens Vanthoor e André Lotterer, da Alemanha. 

Felipe Nasr  fará parte da tripulação do carro #75. Seus dois companheiros de equipe também virão da conhecida formação da Porsche Penske Motorsport IMSA. Eles serão anunciados em uma data posterior. 

Para o carro #38, o cliente Hertz Team JOTA nomeou o piloto de fábrica António Félix da Costa, Will Stevens Yifei Ye. O piloto da China recebe apoio da Porsche Motorsport Asia-Pacific.