Porsche terá novo virabrequim no 963 LMDh após Le Mans
Após o término do Prólogo do WEC, no Catar, a Porsche só apresentará um novo virabrequim para o 963 LMDh após as 24 Horas de Le Mans. A informação foi confirmada pelo diretor de fábrica da Porsche, Urs Kuratle.
O dirigente citou que a peça seria trocada em algum momento da temporada 2024, mas não especificou uma data. Sendo assim, a Porsche está desenvolvendo um novo virabrequim que reduzirá as vibrações do motor, o que teve um efeito indireto na confiabilidade do sistema híbrido LMDh nas primeiras temporadas do carro no WEC e na IMSA.
Kuratle, no entanto, revelou durante entrevistas a jornalistas no Catar, que uma atualização de hardware para a unidade MGU fornecida pela Bosch para este ano parece ter ajudado a confiabilidade do 963, como comprovado por sua vitória nas 24 horas de Daytona em janeiro. Naquela corrida, todos os carros terminaram entre os seis primeiros.
Além disso,a alteração é uma exigência da FIA e da ACO que seja feita até a rodada de Imola, para que a organização do Mundial tenha subsídios para efetivar o BoP antes de Le Mans
“Não usamos [o novo virabrequim] em Le Mans”, disse Kuratle a repórteres no Catar. “Em outras palavras, uma decisão é tomada… pelos órgãos de governança, ambos, IMSA e ACO, eles definem metas claras de como devemos implementá-las, o virabrequim, e isso não nos permitirá fazê-lo antes de Le Mans”, disse.
“Contudo, temos que decidir que concentraremos todas as nossas corridas de resistência, antes de Le Mans, com o virabrequim antigo. Não conseguiríamos quilometragem suficiente com o novo”.
As regras para a Porsche ter um novo virabrequim ou qualquer peça
Contudo, se a Porsche tivesse introduzido a atualização do motor em Imola, teria que fazê-lo, de acordo com as regras da classe LMDh, simultaneamente no Campeonato WeatherTech, que corre em Long Beach no mesmo fim de semana.
Aliás, isso teria resultado em todos os nove carros ativos de fábrica ou de clientes precisando de um novo virabrequim ao mesmo tempo.
“Teríamos que implementá-lo em Ímola, e não estou dizendo que seja uma má decisão”, disse Kuratle.
“Houve uma comunicação clara por parte do WEC/IMSA desde o início e dissemos: ‘OK, vamos tentar fazê-lo. É um desafio. Agora temos que dizer que o risco é muito grande”.
Além disso, Kuratle disse que os resultados em Daytona ajudaram a influenciar a decisão de adiar o lançamento para o final do ano.
“Até onde eu sei, todos os GTPs da IMSA funcionaram sem problemas no sistema híbrido [em Daytona]”, disse ele. “Isso fez com que, tendo todos os quatro 963 entre os seis primeiros em Daytona, esse fato também nos ajudasse na decisão de adiar a atualização do motor.
“Vimos que podemos fazer uma corrida de 24 horas, pelas boas estatísticas, com todos os quatro carros terminando, é isso”.
Por fim, ele acrescentou: “Ainda queremos apresentá-lo e ainda tentaremos fazê-lo este ano”.
“Atualmentea bola está do nosso lado agora. Contudo, temos que definir uma nova data para a sua introdução e temos os limites dos regulamentos e temos que tentar cumpri-los”.
“Quando tivermos todo o conceito temos que voltar novamente aos órgãos e anunciaremos uma nova data”.
Carro terá um novo som
Kuratle, que disse que a mudança “provavelmente” resultará no uso de uma atualização coringfa. O dirigente revelou que o virabrequim de 90 graus, que substitui a atual de 180 graus no motor V8 biturbo de 4,6 litros, resultou em um som do motor visivelmente diferente.
“Eventualmente, o bloco é o mesmo”, explicou. “Você troca o virabrequim e instala de novo e pronto. Assim, há algum software envolvido. É um som bonito, pelo que ouvimos no dinamômetro”.
“Talvez agora tenhamos um som mais típico da Porsche, como é agora, o som vai mudar, para o bem ou para o mal”.