A Porsche colocará quatro carros LMDh para clientes, além dos carros da equipe de fábrica para 2023. A informação foi confirmada pelo chefe de automobilismo da fabricante, Thomas Laudenbach.
Laudenbach destacou quatro carros como o máximo que a Porsche consideraria fornecer para a próxima temporada, com base no suporte operacional que a fábrica pode fornecer.
No próximo ano, as equipes de trabalho da Porsche Penske Motorsport devem ter dois LMDhs na classe GTP da IMSA e dois na categoria Hypercar, irmã do WEC.
“Nós claramente estabelecemos uma restrição”, disse Laudenbach ao site Sportscar365. “A primeira decisão foi, sim, queremos fornecer e oferecer carros aos clientes desde a primeira temporada, o que é um desafio por si só”.
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“Se for apenas um-um, um-dois [entre as séries], veremos. Depende do que os clientes querem.” Laudenbach repetiu que “não é o objetivo” da Porsche vender o maior número possível de carros LMDh para clientes.“Nos tempos do LMP2, não fazíamos isso. Acabamos de correr com os carros da Penske no primeiro ano. Há uma restrição onde dissemos que o máximo seria dois no campeonato IMSA e dois no WEC. Definitivamente não mais”.
“Queremos ter certeza de que, se fornecermos um carro a um cliente, também podemos apoiá-lo de maneira adequada”, disse ele.
“Portanto, dissemos definitivamente não mais do que isso. Isso se deve principalmente a nós querermos fazê-lo da maneira certa. “á uma certa expectativa de que, quando a Porsche vende carros de clientes como o 911 GT3 R, sempre fornecemos suporte suficiente. Nunca esticado demais”.
“Não se trata, do ponto de vista financeiro, de vender outro carro e outro. Queremos ter certeza de que, se o carro estiver no grid, se uma equipe do cliente entrar, isso pode ser feito em um determinado nível. E não apenas encher o grid com Porsches.”
Custos
Um chefe de equipe estimou recentemente que os custos de operação de um carro Porsche LMDh ao longo de uma temporada estariam na faixa de € 6 a 8 milhões (US $ 6,5 – US $ 8,65 milhões), além de € 2,5 milhões (US $ 2,7 milhões USD). ) investimento inicial para o carro.
De acordo com Laudenbach, o custo de operação do protótipo LMDh é o “que precisa ser resolvido” para que as entradas dos clientes sejam viáveis.
“Em circunstâncias normais, se você vender um carro de corrida Porsche depois de dois ou três anos, receberá muito dinheiro de volta”, disse ele.
“Então esse não é o problema. É mais que você tem o financiamento para os custos de funcionamento: equipe, peças de reposição e tudo mais. Pelo que sei conversando com os clientes, isso precisa ser resolvido”.
“Há um grande interesse. Para nós, às vezes é difícil julgar se é um interesse sério ou tentar descobrir entre as possibilidades. Pelas conversas que tivemos e pelo interesse que existe, estamos muito felizes. É difícil dizer quantos carros estarão no grid, no final, como clientes”, finalizou.