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Porsche recebe maior alívio de peso no BoP para as 6 Horas de Ímola

A Porsche foi a principal beneficiada nas novas definições do Balanço de Desempenho (BoP) divulgadas para as 6 Horas de Ímola, segunda etapa da temporada 2024 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). O hipercarro Porsche 963 teve redução de 11 kg em seu peso mínimo, passando para 1.053 kg — o maior ajuste entre os oito fabricantes da categoria.

A medida, publicada nesta segunda-feira, 15, ocorre após um início de campeonato difícil para a marca de Stuttgart, que somou apenas dois pontos na etapa de abertura, no Catar, onde dividia com a Toyota o posto de carro mais pesado da classe Hypercar.

Este é o primeiro BoP baseado na nova metodologia revelada recentemente por FIA e ACO. Entretanto, os dados considerados para a definição dos parâmetros foram colhidos nas duas últimas corridas do WEC 2023 (Fuji e Bahrein) e na etapa inaugural de 2024.

BoP Imola

Nesse sentido, cinco fabricantes sofreram aumento de peso em relação ao Catar. O Cadillac V-Series.R foi o mais afetado, com acréscimo de 11 kg, totalizando 1.041 kg. O novato Aston Martin Valkyrie AMR-LMH também ganhará 9 kg, atingindo 1.051 kg.

As demais equipes da classe Hypercar

Já a Ferrari 499P, vencedora no Catar, teve aumento de 8 kg e agora pesa 1.045 kg. A Toyota, por sua vez, recebeu um leve acréscimo de 1 kg, totalizando 1.065 kg — 5 kg a mais que o peso usado na vitória da marca na chuvosa corrida de Ímola em 2023.

Porém, comparado ao ano passado, o Porsche chega 20 kg mais pesado à etapa italiana, enquanto a Ferrari acumula 4 kg extras.

O carro mais leve da classe Hypercar é o Peugeot 9X8, que agora atinge o mínimo regulamentar de 1.030 kg após redução de 1 kg. O modelo francês é seguido pelo Cadillac (1.041 kg), Alpine A424 (1.042 kg, -2 kg) e BMW M Hybrid V8 (1.046 kg, +5 kg).

Em relação à potência, a Peugeot segue com o teto máximo permitido pelas regras, 520 kW (697 cv), sem alterações. O maior ganho foi do Alpine, com incremento de 11 kW, chegando a 519 kW. BMW, Cadillac e Ferrari também foram beneficiados com aumentos de 8, 7 e 7 kW, respectivamente.

Por outro lado, a Porsche sofreu redução de 5 kW e agora opera com 503 kW. A Toyota segue como o carro menos potente abaixo de 250 km/h, com 500 kW.

Além disso, todos os modelos tiveram ajustes em seus parâmetros de ganho de potência acima do limite de 250 km/h. Toyota (3,6%), Cadillac (2%) e Porsche (1,2%) foram os únicos com aumentos. Já Alpine e Peugeot sofreram reduções expressivas de 5,4%.

LMGT3: Mustang, Mercedes e Porsche ganham alívio de peso

Na classe LMGT3, três modelos receberam reduções significativas de peso: Ford Mustang GT3 (-21 kg), Mercedes-AMG GT3 Evo (-19 kg) e Porsche 911 GT3 R (-16 kg). Os três tiveram desempenho discreto no Catar, com apenas o Porsche #88 da Proton Competition marcando pontos, com um 10º lugar.

Aliás, com os novos ajustes, o Mustang se torna o carro mais leve da classe, com 1.328 kg, seguido pelo Porsche (1.336 kg) e pelo BMW M4 GT3 EVO (1.335 kg).

O McLaren 720S GT3 Evo, pole no Catar, foi o único a ganhar peso: +6 kg, totalizando 1.357 kg. Já o Chevrolet Corvette Z06 GT3.R é o carro mais pesado (1.372 kg), e o carro #81 da TF Sport, vencedor da etapa catariana, recebeu um lastro de sucesso de 36 kg, atingindo 1.408 kg. O segundo colocado, da United Autosports, carrega 24 kg extras e pesa agora 1.381 kg.

Em termos de potência, a Porsche foi a mais beneficiada, com aumento de 3%. Por fim, outros modelos receberam ajustes menores, enquanto o Mustang manteve seus níveis inalterados.