De acordo com o diretor do programa LMDh da Porsche, Urs Kuratle, os grids do WEC e IMSA, terão em breve mais unidades do Porsche 963.
Segundo informações divulgadas pelo site Sportcar365, equipes de clientes estariam negociando a venda de novas unidades do protótipo. Atualmente a Porsche tem quatro carros de clientes confirmados: Proton Competition, Hertz Team JOTA e JDC-Miller Motorsports.
Quando perguntado se mais carros de clientes poderiam estar no grid no próximo ano, tanto no WEC quanto no WeatherTech Championship, Kuratle disse: “Na verdade, é uma grande chance”.
“Não é um segredo”, disse ele. “Estamos conversando com nossos clientes existentes se eles querem comprar um segundo carro, pois isso faz sentido. Mas isso é obviamente um grande investimento para todos”.
Leia também:
“Há também alguns novos clientes, algumas equipes que seriam novas para nós, e também estamos conversando com esses caras.”
“Le Mans é um marco para nós, onde dizemos: ‘OK, até Le Mans, temos os primeiros carros para 2023 fora ou quase fora da oficina. Estamos trabalhando nos carros Proton”.
“Depois de Le Mans, falaremos seriamente sobre o próximo ano, porque esses carros também precisam ser construídos e entregues. O objetivo é ter quatro carros [do cliente] em cada série. Se isso é possível por uma série de razões, temos que ver. Esse sempre foi o objetivo.”
Clientes Porsche mostram interesse
Além disso, a JOTA está pressionando para adquirir um segundo Porsche 963 para o WEC e um possível programa no WeatherTech Championship no próximo ano, as equipes Pfaff Motorsports e Kellymoss também manifestaram interesse.
“Não é um grande número de equipes que estão interessadas”, disse Kuratle. “Mas algumas equipes e nossos vendedores estavam em Le Mans e houve muitas reuniões. “No verão, essas discussões acontecerão.
Embora seja o único fabricante a oferecer carros LMDh aos clientes, Kuratle disse que espera que a concorrência siga o exemplo da Porsche.
“Claro”, disse ele. “Seria ótimo ter mais carros no grid. Acho que para carros esportivos, e não apenas para a Porsche, mas seria ótimo ter mais hypercars no WEC ou mais GTPs no IMSA. Na minha opinião, isso seria uma coisa boa”.
“Também operacionalmente ajudaria. É um grande esforço começar com isso, especialmente no início do programa. Mas acho que seria legal”, finalizou.