bongasat.com.br

Seja o endurance real ou virtual, a notícia está aqui!
Porsche planeja lançar versão de rua do 963 LMDh

A Porsche confirmou planos de lançar uma versão homologada para as ruas do seu protótipo de competição 963 LMDh. A revelação oficial do modelo está prevista para acontecer durante a edição de 2025 das 24 Horas de Le Mans, em junho.

A novidade foi anunciada nesta sexta-feira, 25 por meio de materiais promocionais que celebram os 50 anos da criação de uma versão de rua do icônico Porsche 917, vencedor de Le Mans em edições consecutivas.

Aliás, um vídeo divulgado nas redes sociais da marca termina com a inscrição “junho de 2025”, seguida pela silhueta do 963, reforçando a expectativa de um anúncio oficial durante a tradicional prova de endurance.

Além disso, um artigo publicado pela própria Porsche, abordando a história do 917 homologado para as ruas, sugere que um projeto similar está em desenvolvimento com o 963. O texto termina com uma provocação:

“É importante ressaltar que, embora seu descendente faça sucesso nas pistas hoje em dia, o espírito e o desejo da Porsche que permitiram a criação de um 917 para as ruas há tanto tempo permanecem muito vivos cinco décadas depois, o que nos leva à pergunta: e se?”

Além disso, procurada pelo portal Sportscar365, a montadora alemã preferiu manter o mistério. “Temos que esperar até junho”, afirmou um porta-voz da empresa.

O Porsche 963, desenvolvido sobre um chassi Multimatic, estreou nas pistas em 2023 e rapidamente se tornou um dos principais protagonistas das competições de endurance. Pela equipe oficial Porsche Penske Motorsport, o modelo conquistou no ano passado o título de pilotos da classe Hypercar do FIA WEC. Os pilotos foram Laurens Vanthoor, Kevin Estre e André Lotterer.

Nos Estados Unidos, o 963 atravessa uma fase dominante no IMSA WeatherTech SportsCar Championship. Em 2024, venceu pela segunda vez a Rolex 24 em Daytona. Além de triunfar nas 12 Horas de Sebring e no Acura Grand Prix de Long Beach. Na temporada anterior, também levou dois campeonatos, incluindo o título de pilotos para Dane Cameron e Felipe Nasr.