Porsche Penske mantém invencibilidade com vitória em Laguna Seca

A Porsche Penske Motorsport manteve sua sequência invicta na temporada 2024 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship com uma vitória decisiva neste domingo, 11, no Monterey SportsCar Championship, em Laguna Seca. Mathieu Jaminet e Matt Campbell conquistaram seu primeiro triunfo no ano a bordo do Porsche 963 #6, em uma corrida sem intervenções de bandeira amarela.
Jaminet cruzou a linha de chegada com 1,692 segundo de vantagem sobre o companheiro de equipe Nick Tandy, que pilotou o Porsche #7. A estratégia de undercut na primeira rodada de pit stops foi determinante para colocar o francês à frente do rival e do pole position Philipp Eng, que dividiu o BMW M Hybrid V8 #24 da Team RLL com Dries Vanthoor.
Tandy chegou a assumir brevemente a liderança após a última parada nos boxes, graças a um pit stop mais curto. No entanto, um problema na saída fez com que perdesse força e permitiu que Jaminet reassumisse a ponta. Foi a primeira vitória de Jaminet desde Road America, em 2023, e a primeira de Campbell desde o Rolex 24 de Daytona, no início desta temporada.
Disputa da Porsche intensa no fim
Vanthoor, que reassumiu o BMW #24 no stint final, protagonizou uma recuperação impressionante ao reduzir uma diferença de quase 15 segundos. No entanto, na última volta, colidiu com Tandy na Curva 10 ao tentar mergulhar no tráfego, danificando seu carro. O incidente, que envolveu também o Lamborghini #9 da Pfaff Motorsports de Marco Mapelli, não resultou em punições.
Os três líderes da categoria GTP se encontraram presos no tráfego nas voltas finais, aumentando ainda mais a tensão na disputa. O BMW #25 de Marco Wittmann e Sheldon van der Linde terminou em quarto, após adotar uma estratégia energética agressiva no início da prova. Apenas quatro carros completaram a corrida na volta do líder.
Renger van der Zande, com o Acura ARX-06 #93 da Meyer Shank Racing, terminou em quinto, seguido pelo Cadillac #31 da Action Express Racing com Jack Aitken e Frederik Vesti — o melhor representante da marca na etapa.
Os dois carros da Wayne Taylor Racing vieram logo atrás, com o #40 à frente do #10, que teve de fazer uma parada para checagem de pressão dos pneus ainda na primeira hora, além de sofrer danos na dianteira após contato que exigiu troca de bico.
A JDC-Miller Motorsports, com uma estratégia alternativa, completou o top 9, enquanto o Aston Martin Valkyrie #23 da Heart of Racing ficou em décimo, mesmo após um furo no pneu traseiro esquerdo de Roman De Angelis, causado por toque com o BMW #96 da Turner Motorsport.
GTD Pro e GTD: AO Racing e Winward brilham
Além disso, na classe GTD Pro, Laurin Heinrich e Klaus Bachler conquistaram a segunda vitória consecutiva com o Porsche 911 GT3 R #77 da AO Racing. Bachler largou em quarto e entregou o carro a Heinrich na segunda colocação. O alemão ultrapassou a Ferrari 296 GT3 #81 da DragonSpeed, que largou da pole, durante a parada nos boxes. E venceu com uma vantagem de 8,660 segundos sobre Albert Costa.
O Corvette Z06 GT3.R #3 da Corvette Racing by Pratt Miller Motorsports, guiado por Alexander Sims e Antonio Garcia, completou o pódio da classe. A Pfaff Motorsports registrou seu melhor resultado do ano com o quarto lugar de Marco Mapelli e Andrea Caldarelli.
Na GTD, a Winward Racing venceu novamente em Laguna Seca com Philip Ellis e Russell Ward, ampliando a liderança no campeonato. Ellis segurou a pressão de Jack Hawksworth, no Lexus RC F GT3 #12 da Vasser Sullivan. E garantiu a segunda vitória da equipe nas últimas três etapas.
O Mercedes-AMG GT3 Evo #32 da Korthoff Competition, que liderou boa parte da corrida com Kenton Koch, perdeu posições após a troca de pilotos na última hora. Seth Lucas, que assumiu o carro, perdeu o pódio para a Ferrari #34 da Conquest Racing, pilotada por Daniel Serra, na última volta.
Problemas para o Acura #60
O Acura da Meyer Shank Racing com Colin Braun e Tom Blomqvist enfrentou uma série de problemas. Por fim, incluindo uma escapada de pista, danos na carroceria e uma bandeira preta mecânica, além de uma parada não autorizada por um pneu danificado. A equipe fechou a prova na 11ª posição.