bongasat.com.br

Seja o endurance real ou virtual, a notícia está aqui!
Porsche Penske avalia escalar Pascal Wehrlein nas 6 Horas de Spa do WEC

A Porsche Penske Motorsport estuda a possibilidade de incluir Pascal Wehrlein em sua formação para as 6 Horas de Spa-Francorchamps, marcada para o próximo mês, como parte da preparação do piloto alemão para sua estreia nas 24 Horas de Le Mans. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira, 23, pelo site SportsCar365.com

Atualmente, a equipe está inscrita para a terceira etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) com as duplas Michael Christensen/Julien Andlauer (carro #5) e Kevin Estre/Laurens Vanthoor (carro #6). Os habituais Matt Campbell e Mathieu Jaminet estarão comprometidos com o IMSA WeatherTech SportsCar Championship em Laguna Seca no mesmo fim de semana.

Embora a BMW e a Heart of Racing Team também devam alinhar apenas duas duplas em Spa, a Porsche mantém aberta a possibilidade de adicionar Wehrlein à escalação. O campeão da Fórmula E 2023-24 da ABB FIA está livre de compromissos com a categoria elétrica na data da corrida belga.

“Estamos considerando todas as opções para garantir que ele esteja preparado”, explicou Jonathan Diuguid, diretor administrativo da equipe. “Vamos discutir isso após a etapa de Ímola e decidir como vamos competir em Spa.”

Os desafios de Pascal

Além disso, aos 30 anos, Wehrlein já vem sendo integrado ao programa de preparação para Le Mans. Ele participou de um teste de 32 horas no Motorland Aragón e também de duas sessões em Spa. Além disso, competiu nas 24 Horas de Daytona com a equipe JDC-Miller Motorsports.

“Ele está indo bem”, afirmou Diuguid. “O que mais falta talvez seja a experiência em corrida no WEC — os procedimentos, a dinâmica da prova. Fora isso, ele tem se dedicado bastante ao simulador e está se familiarizando com a complexidade do carro.”

Piloto reserva para Le Mans segue indefinido

A definição do piloto reserva da equipe para Le Mans ainda está em aberto. Nico Müller, colega de Wehrlein na Fórmula E, participou dos testes em Aragón e é uma das opções consideradas.

“Ainda não anunciamos quem será o piloto reserva”, disse Diuguid. “Antonio Félix da Costa está com uma vaga em um LMP2, o que nos dá alternativas. Também consideramos Nico, que tem experiência com o Peugeot e com o 963 da JDC em Sebring.”

Segundo o dirigente, a localização estratégica de Le Mans na Europa facilita eventuais trocas de última hora, caso necessário.

Sem mudanças na escalação rumo à Tríplice Coroa da Porsche

Diuguid também descartou alterações nas formações atuais em busca da histórica Tríplice Coroa do endurance — vitórias nas 24 Horas de Daytona, nas 12 Horas de Sebring e nas 24 Horas de Le Mans no mesmo ano.

Por fim, com Vanthoor confirmado no carro #6 e seus parceiros nas vitórias nos EUA, Nick Tandy e Felipe Nasr, escalados para o terceiro carro em Le Mans, a equipe optou por manter a coesão dos grupos.

“No momento, não há planos para reconfigurar a escalação”, afirmou. “Eles estão disputando o campeonato mundial e queremos preservar essa consistência. Todos os seis pilotos têm se saído muito bem, então não sentimos necessidade de mexer.”