Porsche não venderá o Hypercar 963 para novas equipes de clientes
Com a alta demanda do protótipo 963, a Porsche não buscará novos clientes para o seu Hypercar para 2024, dando prioridade aos pedidos já feitos. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, 02, por Volker Holzmeyer, CEO da Porsche North America.
De acordo com reportagem do site Sportscar365, a Porsche entregou quatro carros em 2023, dois carros tendo ido para a Proton Competition e um único carro para a Hertz Team JOTA e JDC-Miller Motorsports.
Além disso, três equipes poderão ter carros adicionais no próximo ano, com a JOTA se preparando para dobrar seus esforços no Campeonato Mundial de Endurance FIA e a Proton expressando o desejo de comprar até mais dois carros.
Aliás, a equipe JDC-Miller, por sua vez, está nos “detalhes finais” da compra de um segundo carro, para ser inicialmente usado como reserva, segundo Holzmeyer.
“Já anunciamos que não vamos insistir em ter mais carros no grid para a próxima temporada”, disse ele. “Tivemos discussões com Proton e JOTA sobre segundos carros, mas no final não temos pressa, queremos acertar”.
“Para entrar nos carros dos clientes ao mesmo tempo que o carro de fábrica, já era muito estresse. Agora acho que é hora de resolver, fazer tudo certo, alinhar e então talvez pensar em adicionar outros carros [em 2025]”.
Atualizações no Porsche 963
Além da construção de novos protótipos, a Porsche realiza uma bateria de testes para aperfeiçoar tanto os carros de fábrica, quanto atualizar os carros dos clientes.
“É claro que os clientes estão interessados e para nós faz sentido que as equipes existentes adicionem outro carro, o que apenas reduz o nível de complexidade”, disse Holzmeyer.
“As equipes têm um engenheiro com quem conversar e um técnico de peças com quem conversar, então é mais fácil tornar as operações mais tranquilas do que atualizar uma equipe diferente”, lembra.
“É por isso que estamos nos concentrando em trazer as equipes existentes. Talvez eles adicionem um carro, mas nenhuma [equipe] nova”.
O dirigente explicou que a Porsche está satisfeita com o desenvolvimento dos carros neste primeiro ano e a sinergia com as equipes de clientes.
“Muitas pessoas nos perguntam por que nos estressamos para fazer isso [no primeiro ano]?” ele disse. “Mas está dando certo. As equipes estão se ajudando com as peças. A Penske está integrada e ajudando com peças. Se tivermos escassez, nós resolvemos. Trata-se de trabalhar juntos.
“É claro que quando se trata de desempenho puro, há uma guerra porque as equipes estão operando e cada um tem que descobrir os últimos detalhes do desempenho, então os detalhes do desempenho não são compartilhados entre as equipes e a fábrica. Mas todo o resto é uma joint venture e é bom”, enfatiza.
Produção do Porsche 911 GT3 R parada
Se com o protótipo 963 tudo caminha conforme os planos, com o 911 GT3 R não é bem assim. A produção do GT está parada desde o início do ano devido a falta de suprimentos.
“Ainda não”, disse Holzmeyer sobre um possível reinício. “Primeiro, resolveremos nossos problemas de fornecimento e daremos às equipes tudo o que elas estão esperando.
“Não estamos orgulhosos desta temporada. Na Porsche, temos sempre os mais elevados padrõe e expectativas. Não atingimos isso completamente, para ser honesto, este ano.
“Assim que isso for resolvido, continuaremos a produção, mas até agora ela ainda está parada.” Por fim, não se sabe ainda como isso afetará as temporadas 2025 da IMSA e a do Mundial de Endurance, que terá modelos GT3 pela primeira vez.