Porsche não descarta retorno ao WEC após saída ao fim da temporada 2025

A Porsche não jogou a toalha quando o assunto é um retorno ao Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). De acordo com o chefe de automobilismo da marca, Thomas Laudenbach, a possibilidade existe após confirmar que a montadora alemã encerrará seu programa de fábrica na categoria ao final da atual temporada.
O anúncio, feito na terça-feira, 07, revelou que a Porsche irá concentrar seus esforços de fábrica no IMSA WeatherTech SportsCar Championship e no ABB FIA Formula E World Championship, descontinuando o projeto Porsche Penske Motorsport no WEC, ativo desde a estreia da plataforma LMDh em 2023.
“As corridas de endurance têm um significado especial para a marca Porsche e não descartamos um retorno ao WEC no futuro”, declarou Laudenbach em entrevista coletiva.
“Continuaremos acompanhando o esporte e mantendo as portas abertas para o diálogo com os reguladores.”
Olho no futuro das regras unificadas
A Porsche tem sido uma das vozes mais influentes nas discussões sobre uma possível plataforma técnica unificada para as classes de ponta do endurance. Que poderia entrar em vigor já em 2030, reunindo os regulamentos do LMDh e do LMH.
Além disso, com a redução do programa de fábrica a partir de 2026, Laudenbach reconheceu os desafios que seus pilotos podem enfrentar com a entrada de novos concorrentes. Como Genesis, McLaren e Ford, nas divisões de topo do WEC e do IMSA.
Mercado de pilotos agitado
Segundo o portal Sportscar365, ao menos três pilotos atuais da Porsche LMDh, incluindo os líderes do campeonato IMSA GTP, Matt Campbell e Mathieu Jaminet. Podem exercer cláusulas de saída e negociar com outros fabricantes.
Aliás, Jaminet está ligado à Genesis, que estreia no WEC em 2026, enquanto Campbell teria iniciado conversas com a McLaren. Já Felipe Nasr foi ligado a tratativas com a Ford.
Além disso, o dinamarquês Michael Christensen, que perdeu a etapa do WEC em Fuji devido a compromissos com a equipe cliente AO Racing no IMSA, pode não retornar ao programa da Porsche Penske Motorsport no próximo ano.
“Temos a sorte de contar com alguns dos melhores pilotos de endurance do mundo e estamos cientes da situação”, disse Laudenbach.
“Ainda é cedo para declarações definitivas, mas as discussões estão em andamento. Devemos anunciar nossa programação para 2026 no Porsche Night of Champions, no fim de novembro.”
Porsche com foco no presente e planos para 2026
Apesar da mudança estratégica, a Porsche mantém como objetivo disputar vitórias e títulos nas finais do WEC no Bahrein e do IMSA em Road Atlanta.
Por fim, o programa de fábrica no IMSA com o protótipo Porsche 963 Hybrid seguirá ativo em 2026. Isso em parceria com a Team Penske, além do envolvimento contínuo da marca nas competições de GT.
“Nosso compromisso com o IMSA continua firme, assim como com o automobilismo de GT”, reforçou Laudenbach.
“Seguiremos com nosso trio de sistemas de propulsão – híbrido, elétrico e a combustão – em ação nas pistas.”