Porsche marca a pole para as 24 horas de Le Mans
A primeira fila para a 84º edição das 24 horas de Le Mans tem dono. A Porsche conquistou as duas primeiras posições depois dos treinos terem sido sob forte chuva. Neel Jani marcou o tempo de 3:19.733 com o 919 #2. Foi seguido pelo Porsche #1 que fez 3:20.203.
Para Jani comenta. “No ano passado a pole foi obtida em circunstancias diferentes. Foi tão difícil no tráfego de ontem, mas, obviamente, eu era o único que perdeu o mínimo de tempo. Tudo foi sobre como trabalhar com o tráfego. A condições de hoje foram muito ruins, com toda a água e sujeira na pista. No entanto, eu vou começar a corrida e estou muito ansioso por isso. No ano passado, largamos bem mas formos os mais azarados dos Porsches. A equipe fez tudo em cada detalhe para se preparar para 2016 e espero por mais um pouco de sorte este ano. “
Resultado do treino classificatório
A Toyota vai largar em terceiro e quarto lugares. O #6 pilotado por Stephane Sarrazin marcou 3:20.737, enquanto Anthony Davidson fez 3:21.903 com o TS050 #5. Mesmo com a chuva, Sarrazin se mostrou satisfeito com a performance nos treinos. “Agradeço os fãs pelo apoio, mesmo com o tempo chuvoso. Hoje foi complicado para nós, devido à chuva, mas nós testamos o carro em condições difíceis e encontramos um bom equilíbrio. Estamos todos felizes e estamos prontos para a corrida. Eu sinto que temos um carro forte e estamos no jogo. Na corrida em Spa estávamos rápidos e espero que podemos lutar pela vitória.”
.
A Audi vai largar em quinto e sexto. Por conta dos problemas enfrentados nos primeiros treinos, a equipe não conseguiu se recuperar. “As condições meteorológicas em ambos os dias de qualificação foram realmente difíceis. Tivemos breves períodos em que a pista estava seca e oferecia boa aderência. Em partes da pista estava chovendo quase continuamente e houve muitas interrupções. Como resultado, perdemos algum tempo e não fomos capazes de fazer todas as coisas que tínhamos planejando fazer. Além disso, não fomos para a pista com ambos os carros quando era possível estabelecer bons tempos. Consequentemente, não podemos dizer o que teria sido possível para nós em uma pista seca. Precisamos aceitar isso e concentrar na corrida. Bons resultados de qualificação são sempre agradáveis e boa motivação para a equipe – mas para a corrida de sua relevância não é tão grande.” Comentou Dr. Wolfgang Ullrich, chefe esportivo da Audi.
Na classe LMP2 a pole ficou com o Oreca 05 #26 da equipe G-Drive pilotado por Rene Rast marcando 3:36.605. Em segundo o Alpine #35 pilotado por Nelson Panciatici. A diferença ficou na casa dos 0,570 segundos. As quatro primeiras posições na classe ficaram com protótipos Oreca. O primeiro Ligier vem na quinta posição. O feito coube ao #49 da equipe Michael Racing com Laurens Vanthoor ao volante.
A Ford começou bem seu retorno ao Endurance. A equipe vai largar na frente na classe GTE-PRO. Dirk Muller marcou 3:51.185 com o Ford #68. Foi seguido pelo #69 pilotado por Ryan Briscoe. A Ferrari #51 da AF Corse vem na terceira posição. Os demais Ford vem na quarta e quinta. Já na GTE-AM ficou com a Ferrari #61 da equipe Clearwater.