Porsche LMP 2000: Uma lenda esquecida volta à vida 25 anos depois
Depois de passar mais de duas décadas escondido sob uma capa no depósito do Museu Porsche, o protótipo LMP 2000, desenvolvido para as 24 Horas de Le Mans, foi restaurado e voltou à ativa. A celebração dos 25 anos do projeto reuniu membros da equipe original e trouxe à tona histórias e emoções que cercam esse ícone do automobilismo.
Liderada pela equipe do Porsche Heritage and Museum, a iniciativa resgatou o modelo que, em 1999, foi testado pela última vez antes de ser descontinuado por razões orçamentárias. Com apenas 78 quilômetros rodados, o carro, que nunca participou de uma corrida, foi reativado com sucesso, trazendo de volta memórias e reafirmando o legado da Porsche no automobilismo.
O renascimento de um clássico
Além disso, o evento ocorreu na pista de testes do Weissach Development Centre, local onde o LMP 2000 foi testado originalmente em novembro de 1999. Allan McNish, piloto de fábrica da Porsche na época, esteve novamente ao volante. “É fantástico! Parece que voltei 25 anos”, declarou McNish após as primeiras voltas com o carro restaurado.
A comemoração contou com a presença de nomes que marcaram a história do projeto, como Norbert Singer, engenheiro de corrida; Herbert Ampferer, ex-chefe de automobilismo; e Thomas Laudenbach, atual chefe de automobilismo. Contudo, Timo Bernhard, vencedor de Le Mans e embaixador da marca, também participou, descrevendo o LMP 2000 como “um carro ágil, leve e com uma potência incrível”.
Um projeto que nunca chegou às pistas
Ou seja, o LMP 2000 fazia parte da categoria LMP900, com regulamentos que limitavam o peso a 900 kg. Seu motor V10 de 5,5 litros, derivado de um projeto da Porsche para a Fórmula 1, entregava mais de 600 cavalos de potência. Apesar do desempenho promissor, o projeto parou em agosto de 1999, antes que pudesse competir oficialmente.
“Era um carro com enorme potencial”, lembrou Laudenbach. Mesmo sem uma história de vitórias, o LMP 2000 continuou a inspirar gerações de engenheiros e pilotos. Durante o processo de restauração, a equipe enfrentou desafios técnicos, como a reativação da caixa de câmbio e a configuração de unidades de controle. Com apoio do departamento de automobilismo e da Fórmula E da Porsche, foi possível devolver ao carro sua funcionalidade.
Homenagem e legado
Aliás, a restauração do LMP 2000 vai além de um resgate histórico. Sendo assim, para aqueles que participaram do projeto original, o carro representa um capítulo importante de suas carreiras e de suas conexões com a Porsche. “Vê-lo dirigindo novamente é indescritível”, afirmou Steffen Wolf, engenheiro do Porsche Heritage and Museum.
Norbert Singer, que completou recentemente 85 anos, relembrou o planejamento inicial do LMP 2000 e o conceito inovador que visava reduzir paradas nos boxes e aumentar a eficiência nas pistas. “Foi uma recepção e uma despedida ao mesmo tempo”, comentou Singer sobre o lançamento original do carro, realizado sob uma mistura de alegria e arrependimento.
Mais do que um carro de corrida
Por fim, o retorno do LMP 2000 simboliza a essência da Porsche: coragem para perseguir grandes ideias e dedicação para superar desafios. Embora nunca tenha cruzado a linha de chegada de uma corrida, o protótipo permanece como um testemunho do espírito inovador e da paixão que definem a história da marca. Agora, restaurado e cheio de histórias para contar, o LMP 2000 segue como um ícone eterno do automobilismo.