Porsche lidera testes em Le Mans
A Porsche dominou a sessão da tarde deste domingo, 09, dos testes das 24 Horas de Le Mans, com Kevin Estre no Penske Porsche 963 #6 cravando o tempo mais rápido. Estre estabeleceu a referência logo no início da sessão de três horas, com 3:27.798, antes de melhorar para 3:26.907 pouco depois, superando facilmente o melhor tempo de Kamui Kobayashi na sessão da manhã.
Dobrando a aposta da Porsche
Felipe Nasr completou o 1-2 para a equipe de fábrica da Porsche Penske Motorsport, estabelecendo um tempo de 3:27.142 no carro nº 4 nos dez minutos finais da sessão, 0.235 segundos mais lento que Estre.
Toyota no pódio: Além disso, o melhor dos Toyota GR010 Hybrids foi o carro nº 8, com Brendon Hartley ao volante, registrando 3:27.615. Michael Christensen, no outro Porsche de fábrica (nº 5), também figurou entre os cinco primeiros com um tempo de 3:27.773 nos estágios iniciais.
Furo no pneu frustra Makowiecki: Frederic Makowiecki parecia pronto para conquistar a volta mais rápida geral no final da sessão, com um segundo setor geral excepcional, mas teve que abortar a volta devido a um furo no pneu.
Ferrari entre os cinco primeiros: Entre os cinco primeiros também estava o melhor dos Ferrari 499Ps, o carro nº 50, com Miguel Molina registrando 3m28s014.
BMW e Lamborghini completam o top 10: Contudo, Robin Frijns levou o BMW M Hybrid V8 nº 20 com pintura Art Car para o sexto lugar, enquanto Daniil Kvyat foi o sétimo mais rápido a bordo do Lamborghini nº 63 SC63.
Ye, Ilott e Kobayashi fecham o top 10: Yifei Ye foi o oitavo no AF Corse Ferrari satélite, no carro nº 83, à frente de Callum Ilott no nº 12 Hertz Team JOTA Porsche e Kamui Kobayashi no nº 7 Toyota.
Bandeira vermelha por Kobayashi: Uma escapada subsequente de Kobayashi em Indianápolis provocou a segunda bandeira vermelha da sessão. A cinco minutos do final, encerrando-a de fato.
Peugeot e Cadillac atrás
O 9X8 mais bem colocado da Peugeot foi o 13º mais rápido, com Paul di Resta ao volante, um lugar à frente do melhor Cadillac V-Series.Rs, o carro nº 311 da Action Express Racing de Pipo Derani.
Problemas para BMW e Proton Competition: O carro #15 da BMW só apareceu nos 45 minutos finais da sessão devido a uma troca de motor por precaução. Enquanto o Porsche 963 da Proton Competition ficou de fora da primeira metade da sessão devido a problemas elétricos. Terminando em 22º.
United Autosports domina LMP2: Oliver Jarvis estabeleceu o ritmo na LMP2. Com um tempo de 3:34.704 no Oreca 07 #22 da United Autosports. Mais de um segundo mais rápido que o próximo carro mais rápido da classe.
TF Sport lidera LMGT3 com Corvette: O novo Chevrolet Corvette Z06 GT3.R liderou sua primeira sessão no Circuito de la Sarthe. Assim, com o carro #82 da TF Sport sendo o mais rápido no LMGT3. O estreante em Le Mans, Sebastien Baud, estabeleceu o tempo mais rápido de 3:59.883.
Bandeiras vermelhas e safety car marcam a sessão: Além disso, a sessão foi interrompida pela primeira vez com bandeira vermelha aos 46 minutos. Devido a um acidente do carro LMP2 Vector Sport de Stephane Richelmi. Um safety car também foi acionado com cerca de meia hora para o final da sessão.
Detalhes adicionais:
- A sessão ocorreu sob condições climáticas quentes e ensolaradas.
- A maioria das equipes aproveitou a sessão para testar diferentes configurações de pneus e acertos aerodinâmicos.
- Houve alguns incidentes durante a sessão, mas nenhum acidente grave.
- A classificação final dos testes ocorrerá após a segunda sessão de testes, na segunda-feira, 10.