Porsche lidera segunda sessão em Spa; grave acidente da Ferrari #51 causa bandeira vermelha

O carro #6 da Porsche Penske Motorsport terminou no topo da tabela durante a segunda sessão de treinos livres para a etapa de Spa-Francorchamps do FIA WEC, marcada por três interrupções por bandeira vermelha — a primeira delas causada por um forte acidente com a Ferrari #51 em Eau Rouge.

Logo nos primeiros minutos da atividade, Antonio Giovinazzi perdeu o controle da Ferrari 499P no topo Eau Rouge e acertou as barreiras em alta velocidade. O italiano saiu ileso, mas os danos significativos impediram o retorno do carro à pista durante o restante da sessão.

Após a primeira paralisação, o treino foi novamente interrompido depois de um incidente entre os dois Alpine A424 — pilotados por Charles Milesi e Mick Schumacher — que espalharam detritos pelo circuito. Pouco depois, o Mercedes-AMG GT3 Evo #60 da Iron Lynx, guiado por Stephen Grove, também bateu forte em Eau Rouge. Estreante no WEC, Grove foi lpara o centro médico por precaução. Ele não teve ferimentos.

Tempos FP2

Além disso, Devido às interrupções, a duração da sessão passou de 90 minutos para duas horas. Ainda assim, uma terceira bandeira vermelha ocorreu após Tom Gamble, da equipe The Heart of Racing, sofrer um acidente na curva Pouhon com o Aston Martin Valkyrie AMR-LMH #007. A atividade foi retomada com 24 minutos restantes, sem nova extensão do tempo.

Os tempos dos concorrentes da Porsche em Spa

A maioria dos tempos mais rápidos entre os Hypercars ocorreu antes da segunda bandeira vermelha. Kevin Estre cravou 2:01.475 com o Porsche #6, liderando a sessão por apenas 0s091. Antonio Fuoco, com a Ferrari #50, foi o segundo mais veloz, seguido por Robin Frijns no BMW M Hybrid V8 #15.

Alex Lynn colocou o Cadillac V-Series.R #2 na quarta posição, com Julien Andlauer completando o top 5 com o Porsche de fábrica #5. Kamui Kobayashi foi o melhor representante da Toyota, levando o GR010 Hybrid #7 ao sétimo lugar, atrás da Ferrari #83 da AF Corse, pilotada por Robert Kubica.

Aliás, completando os dez primeiros vieram os carros #36 da Alpine e #94 da Peugeot, respectivamente, atrás do segundo BMW oficial.

Na categoria LMGT3, Zacharie Robichon foi o mais rápido com o Aston Martin Vantage GT3 Evo da The Heart of Racing. Marcando 2:18.326 ainda no início da sessão. Clemens Schmid, com o Lexus RC F GT3 #87 da Akkodis ASP, ficou em segundo, apenas 0s052 atrás, seguido por Davide Rigon com o Ferrari 296 GT3 #54 da AF Corse.