Porsche lidera primeiro treino em Austin pelo WEC

Matt Campbell, piloto da Porsche, destacou-se na sessão de abertura para a etapa Lone Star Le Mans deste fim de semana, válida pelo Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC), no Circuito das Américas.

Campbell cravou o melhor tempo da sessão, 1:53.574, a bordo do Porsche 963 #5 da equipe Penske, já nos minutos finais do treino que durou uma hora e 35 minutos. O piloto australiano superou o tempo da Ferrari 499P #83 por 0,460 segundos, carro que liderou a maior parte da sessão.

Tempos FP1

O segundo melhor tempo foi registrado por Robert Kubica, também da AF Corse, com uma marca de 1:54.034. Apenas 0,017 segundos à frente do Porsche #38 da Hertz Team JOTA, pilotado por Oliver Rasmussen.

As Ferraris oficiais ficaram com o quarto e quinto lugares. Antonio Fuoco, no carro #50, marcou 1:54.118, seguido de Antonio Giovinazzi, que completou o treino com 1:54.186 no carro #51, após uma melhora no final da sessão.

Alex Lynn, no Cadillac V-Series.R, garantiu a sexta posição com uma volta rápida nos momentos finais. Seguido por Kevin Estre, que pilota o Porsche #6 e lidera o campeonato.

Rene Rast e Marco Wittmann colocaram os dois BMW M Hybrid V8s na oitava e nona posições, respectivamente. Enquanto Nyck de Vries, no Toyota GR010 Hybrid #7, fechou o top 10.

Além disso, o Toyota #8 teve uma performance abaixo do esperado. Terminando em 15º lugar, ficando à frente apenas dos dois Peugeot 9X8 e do Porsche da Proton Competition. Que completaram a lista dos 18 carros da classe Hypercar.

A classe GT3 do WEC

Na classe LMGT3, Alessio Rovera, da AF Corse, liderou com 2:06.253 no Ferrari 296 GT3 #55. Os Ford Mustang GT3s da Proton Competition vieram em seguida, com Dennis Olsen no carro #88 e Ben Barker no #77.

Aliás, os Chevrolet Corvette Z06 GT3.Rs da TF Sport completaram os cinco primeiros na classe LMGT3. Já os Porsche 911 GT3 Rs da Manthey, que enfrentaram um aumento de peso devido ao último ajuste de Balanço de Desempenho, terminaram em 16º e 18º lugares.

Por fim, a sessão, originalmente programada para 90 minutos, foi estendida em cinco minutos devido a duas interrupções. Uma bandeira vermelha causada por um problema técnico no controle de corrida e um período de bandeira amarela para a recuperação do Lamborghini Huracan GT3 EVO2 da Iron Lynx, que sofreu danos.