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Endurance tratado a sério!
Porsche inaugura planta no Chile para produção de combustível sintético

A Porsche e parceiros internacionais que trabalham com a empresa chilena Highly Innovative Fuels (HIF) iniciaram a produção industrial de combustíveis sintéticos. A princípio, Com a presença do ministro da Energia do Chile, Diego Pardow, foi inaugurada oficialmente nesta terça-feira (20). Ela é batizada de ‘Haru Oni’ em Punta Arenas.

Assim, os membros do Conselho Executivo da Porsche, Barbara Frenkel e Michael Steiner, realizaram o abastecimento cerimonial de um Porsche 911 com o primeiro combustível sintético produzido no local. Porém, os eFuels feitos de água e dióxido de carbono usando energia eólica permitem a operação quase neutra em CO2 dos motores a gasolina.

“A Porsche está comprometida com um caminho duplo: e-mobilidade e e-combustíveis como tecnologia complementar. O uso de eFuels reduz o CO2 das emissões. Olhando para todo o setor de transporte. A produção industrial de combustíveis sintéticos deve continuar avançando em todo o mundo. Com o plano piloto eFuels, a Porsche está desempenhando um papel de liderança neste desenvolvimento”, diz Barbara Frenkel, membro do Conselho Executivo de Compras da Porsche AG.

“O potencial dos e-combustíveis é enorme. Atualmente, existem mais de 1,3 bilhão de veículos com motores de combustão em todo o mundo. Muitos deles estarão nas estradas nas próximas décadas, e os eFuels oferecem aos proprietários de carros existentes uma alternativa quase neutra em carbono. Como fabricante de motores eficientes e de alto desempenho, a Porsche possui um amplo know-how na área de combustíveis”, acrescenta Michael Steiner, membro do Conselho Executivo de Desenvolvimento e Pesquisa da Porsche AG.

Porsche Mobil 1 será o primeiro campo de testes

Porém, na fase piloto, está prevista a produção de eFuel em cerca de 130.000 litros por ano. Em primeiro lugar, o combustível será usado em projetos testes, como o Porsche Mobil 1 Supercup e nos Porsche Experience Centers. Todavia, o primeiro dimensionamento levará o projeto no Chile a uma projeção de 55 milhões de litros por ano até meados da década. Cerca de dois anos depois, a capacidade esperada é de 550 milhões de litros.

Contudo, o sul do Chile oferece condições ideais para a produção de eFuels. Com ventos que sopram cerca de 270 dias por ano e permitem que as turbinas eólicas operem em plena capacidade. Punta Arenas também está localizada perto do Estreito de Magalhães. A partir do porto de Cabo Negro, o eFuel sintético pode ser transportado como os combustíveis tradicionais para todo o mundo, e ser distribuído utilizando a infra-estrutura existente.

Nesse sentido, a Porsche está trabalhando para alcançar um balanço neutro de CO 2 em toda a cadeia de valor até 2030. Isso também inclui o uso para modelos totalmente elétricos. Atualmente, os combustíveis sintéticos complementam a eletromobilidade e fazem parte da estratégia de sustentabilidade da fabricante de carros esportivos. 

Da mesma forma, a Porsche já investiu mais de 100 milhões de dólares no desenvolvimento e produção de eFuels. Por fim, o fabricante de carros esportivos investiu 75 milhões de dólares na HIF Global LLC em abril de 2022. Por fim, Esta empresa planeja, construir e operar fábricas de eFuel no Chile, EUA e Austrália.