Porsche GT3 Cup estréia em Cascavel neste final de semana
A Porsche GT3 Cup Brasil compete neste Sábado (23) pela primeira vez no circuito Zilmar Beux em Cascavel no Paraná. Com um traçado rápido a expectativa dos pilotos e equipe é que as maiores velocidades do campeonato sejam obtidas neste final de semana.
“Nunca andei em Cascavel, é uma pista rápida, de média de velocidade bem alta. Nosso objetivo é manter o trabalho de Curitiba e Velo Città, ser competitivo e constante, pensando no campeonato”, disse Miguel Paludo. O bicampeão da categoria retorna à Porsche Cup nesta temporada depois de mais de 50 provas na Nascar. Após duas etapas, o piloto Brandt do Brasil lidera o campeonato com 70 pontos e ostenta 100% de pódios em 2015.
As projeções dos engenheiros da categoria confirmam a expectativa de Paludo: indicam que os Porsche 911 GT3 geração 991 devem percorrer os 3.058 metros da pista do oeste paranaense com velocidade média superior a 170 km/h. Para efeito de comparação, na etapa passada, no Velo Città, o bicampeão Ricardo Rosset cravou a pole com velocidade média de 131,8 km/h.
Na ocasião, Rodolfo Ometto foi um dos destaques da jornada, vencendo a Corrida 2 praticamente de ponta a ponta, ao defender a liderança do assédio do jovem Pedro Piquet com muita astúcia. Apesar de seu histórico de sucesso na travada pista do interior paulista, o piloto do carro #8 antecipa: “Gosto de autódromo de alta”.
“Ainda não conheço Cascavel, que é uma pista nova para a maioria do grid, e especialmente para os competidores da Cup Sport. Vou fazer a clínica de pilotagem na quinta e acho que será importante para entender melhor o traçado”, observou Ometto, oitavo colocado na classificação geral e terceiro na classe de entrada.
Uma posição atrás do piloto do carro #8 na tabela vem o paranaense Lico Kaesemodel. Ele competiu três vezes em Cascavel pela Stock Car, entre 2012 e 2013, e tem como melhor resultado um décimo lugar.
“Um pouco de vantagem acho que terei, mas só no começo, nas primeiras voltas, pois o carro é bem diferente”, frisou o piloto do carro #72, que conquistou um pódio logo em sua terceira corrida na Porsche GT3 Cup (foi terceiro lugar na Corrida 1 no Velo Città). “Só andei em Cascavel de Stock Car, portanto minha experiência nessa pista não conta muito. Não é um circuito longo e acredito que após umas dez voltas todos os pilotos já estarão familiarizados com o traçado. Venho num crescimento na categoria, já melhorei muito com a questão dos freios, que estranhei na etapa de estreia. Agora meu foco é acertar as reduções de marcha, onde tive problemas de adaptação na última etapa.”
Outro piloto com quilometragem no Autódromo Zilmar Beux é o jovem Pedro Piquet. Agora competidor regular da Porsche GT3 Cup, o campeão da F3 Brasil testou em Cascavel em 2013 com a equipe Cesário, escuderia que defende na categoria de fórmula.
“Foi um dos meus primeiros treinos de F3. É uma pista boa e acho que não será tão difícil me entender com ela porque como andei antes e com um carro de fórmula, que é mais rápido, espero conseguir encaixar bem os trechos com o Porsche. O asfalto foi reformado recentemente e está muito bom, então vou bem animado para a etapa”, afirmou o piloto do carro #6.
Uso de lastro, um desafio a mais para os pilotos
Novidade do regulamento 2015 da Porsche GT3 Cup,a introdução do lastro, deixou as disputas bem mais intensas, obrigando pilotos e equipes a traças estratégias com o peso extra em seus carros.
Para o líder do campeonato, JP Mauro, o aumento de peso vai deixar a pilotagem mais difícil, bem como estressar o equipamento, já que vai correr com 50 kg a mais em seu Porsche.
“No Velo Città acabei a Corrida 2 quase sem pastilha de freios. O lastro de 50 kg fez bastante diferença porque é uma pista que demanda torque, com curvas travadas e muitas subidas. Isso desgastou muito freios e pneus. Vou com o mesmo peso em Cascavel, mas acho que o lastro não deve fazer tanta diferença pela característica da pista. Sempre gostei muito de curva de alta e vou trabalhar para achar logo o limite do Porsche #27 em Cascavel, e assim tentar somar o máximo de pontos, ampliando a liderança”, observa o piloto.
Ja Cristiano Piquet, que estreou na última etapa no circuito Velo Città com o #8, e que não tinha o peso extra, venceu as 2 etapas.
“Não sei muito sobre a pista ainda. Mas em se tratando de um traçado de alta, não faz tanta diferença para os que levam lastro, o que deve dificultar minha vida um pouco”, sustenta Piquet. Ele é quinto colocado na tabela e terá uma carga adicional de 30 kg no Autódromo Zilmar Beux em virtude da regra do Balance of Performance.
Atual campeão, o carioca Fabio Alves frisa que o lastro deve influenciar menos pois são menos retomadas na pista do oeste paranaense. “A volta deve ser quase toda entre terceira e quinta marchas e não tem aquelas esquinas em subida do Velo Città.”
O competidor do carro #63 é um dos raros pilotos da categoria com experiência em Cascavel. “A expectativa é bem grande. Corri em 1987, pela Fórmula Ford. Mas, na prática, é como se nunca tivesse andado. Os carros são bem diferentes, a pista passou por reformas e já se vão 28 anos… Mas, claro, espero que me favoreça. Tenho visto algumas onboards de Cascavel e não vejo a hora de acelerar. O traçado parece incrível e eu sempre prefiro as pistas de alta”, diz o terceiro colocado no campeonato.
Já o vice-líder Elias Azevedo destaca a possibilidade de passar mais tempo na pista nesta etapa. “Como estamos falando de uma pista nova e de altíssima velocidade, acho que foi muito inteligente a decisão da categoria de ampliar os treinos. Espero um grande desafio nesta etapa, especialmente no contorno do Bacião. Normalmente não tenho coach nas corridas, mas nesta etapa vou trabalhar com o Danilo Dirani, que conhece demais a pista e pode me passar suas manhas”, conta o competidor do carro #21.
Ele acrescenta que na terceira etapa de nove programadas para a temporada, outro fator que precisa ser considerado é terminar as duas provas do sábado. “Pensando no campeonato, é importante ter uma dose de cautela também, porque numa pista de média de velocidade alta qualquer batida pode virar uma pancada e prejudicar o piloto nas duas provas da etapa. Às vezes é preferível trazer para casa um quarto lugar a arriscar não somar pontos.”
Cascavel é o 11º autódromo diferente a receber a categoria e, reafirmando o caráter internacional da Porsche GT3 Challenge, marca a estreia de Gonzalo Huerta. Habituado a acelerar sobre duas ou quatro rodas, o primeiro piloto chileno na década de história da categoria assume o carro #7.
Confira a programação.
Sexta-feira, 22 de maio
10h – 10h30 – Treino Opcional 1 – Cup
10h35 – 10h55 – Treino Opcional 1 Parte A – Challenge
11h05 – 11h25 – Treino Opcional 1 Parte B – Challenge
11h30 – 12h – Treino Opcional 2 – Cup
12h15 – 12h50 – Briefing – Cup + Challenge
13h15 – 13h35 – Treino livre 1 Parte A – Challenge
13h45 – 14h05 – Treino livre 1 Parte B – Challenge
14h10 – 14h55 – Treino livre 1 – Cup
15h – 15h20 – Treino livre 2 Parte A – Challenge
15h30 – 15h50 – Treino livre 2 Parte B – Challenge
16h30 -16h45 – Treino Clasificatório – Cup
16h50 – 17h – Treino Classificatório Top 10 – Cup
17h10 – 17h20 – Treino Classificatório Grupo A – Challenge
17h35 – 17h45 – Treino Classificatório Grupo B – Challenge
Sábado, 23 de maio:
10h – 10h40 – Corrida 1 (25 min + 1 volta) Grupo B – Challenge
11h – 11h40 – Corrida 1 (25 min + 1 volta) – Cup
12h20 – 13h – Corrida 2 (25 min + 1 volta) Grupo A – Challenge
13h15 – 13h45 – Visitação de Box
13h30 – 14h15 – Porsche Experience
14h15 – 14h55 – Corrida 2 (25 min + 1 volta) – Cup
Porsche GT3 Cup – Lastro – Etapa 3
Miguel Paludo 50 kg
Constantino Jr 45 kg
Edu Azevedo 40 kg
Ricardo Rosset 35 kg
Pedro Piquet 30 kg
Ricardo Baptista 25 kg
Marcel Visconde 25 kg
Rodolfo Ometto 15 kg
Lico Kaesemodel 10 kg
Maurizio Billi 10 kg
Classificação classe Cup
Miguel Paludo 70
Constantino Jr. 66
Eduardo Azevedo 56
Ricardo Rosset 50
Pedro Piquet 42
Ricardo Baptista40
Marcel Visconde 40
Rodolfo Ometto 39
Lico Kaesemodel 27
Maurizio Billi 27
Daniel Schneider 26
Carlos Ambrósio 23
Gil Farah 21
Sylvio de Barros 12
Marcelo Stallone 10
Sérgio Ribas 10
Roberto Posses 7
Pedro Queirolo 7
Guilherme Figueirôa 5
Gui Affonso 3
Carlos Silveira 1
Adalberto Baptista 0
Marcio Basso 0
Tom Valle 0
Porsche GT3 Cup Sport – Classificação
1.Eduardo Azevedo 42 pontos
2.Marcel Visconde 30
3.Rodolfo Ometto 28
4.Daniel Schneider 20
Gil Farah 20
Carlos Ambrósio 18
7.Sylvio de Barros 11
Marcio Basso 10
9.Adalberto Baptista 7
Porsche GT3 Cup Master – Classificação
Maurizio Billi 44 pontos
Sérgio Ribas 27
Guilherme Figueirôa 24
Marcelo Stallone 24
Beto Posses 20
Carlos Silveira 20
Gui Affonso 8
Tom Valle 0
Calendário – Porsche GT3 Cup Challenge
23.mai – Cascavel
27.jun – Velo Città
8.ago – Interlagos
19.set – Goiânia
24.out – Curitiba
15.nov – Interlagos
28.nov – Interlagos