Porsche fecha o Prólogo do WEC na frente
A Porsche Penske Motorsport concluiu o Prólogo do WEC, liderando a quarta e última sessão de treinos. Tendo liderado a terceira sessão nesta terça-feira, 27, Freed Makowiecki foi novamente o piloto a ser batido no período final de três horas. Ele marcou o melhor tempo de 1:40.404 a bordo do Porsche 963 #5, batendo o tempo de segunda-feira à noite estabelecido pelo Porsche de Callum Ilott da equipe JOTA.
Aliás, o melhor tempo de Makowiecki colocou-o 0,054 segundos à frente do segundo Cadillac V-Series.R dirigido por Alex Lynn. Bem como 0,137 segundos à frente do tempo de Ilott, que foi o terceiro melhor dos testes de dois dias.
O JOTA foi uma das poucas equipes que ficou de fora da sessão final, tendo optado por participar da sessão de abertura do teste na segunda-feira.
O terceiro na sessão foi a Ferrar #83 da AF Corse, no qual Yifei Ye estabeleceu o melhor tempo de 1:40.739, bom o suficiente para o quinto lugar geral no teste, atrás da Ferrari #51. O melhor tempo foi de Antonio Fuoco na noite de segunda-feira.
Fuoco deu um salto tardio para o quinto lugar na sessão final, atrás da outra Ferrari de fábrica, o carro #50 de Antonio Giovinazzi. Assim, ele registrou 1:40.926, mas perdeu um tempo ligeiramente mais rápido por uma violação dos limites da pista.
Assim, o Porsche #6 foi o sexto mais rápido com Laurens Vanthoor ao volante. Isso foi somente depois de uma saída de pista na curva 15 à esquerda. Estre que pilotava no momento conseguiu voltar aos boxes sem ajuda, com o carro sofrendo apenas pequenos danos na carroceria.
Os demais competidores
Além disso, os dois Peugeot 9X8 foram os próximos em sétimo e oitavo, com Jean-Eric Vergne estabelecendo o melhor tempo da marca no carro #93. À frente de Stoffel Vandoorne no carro irmão #94.
Os dez primeiros foram completados pelo Porsche #99 da Proton Competition de Julien Andlauer e pelo BMW M Hybrid V8 #15 de Marco Wittmann.
A Toyota teve uma sessão final discreta, que terminou apenas em 12º e 13º. Enquanto o Alpine A424 #35 voltou à pista depois de sofrer problemas de motor na terceira sessão, terminando em 14º.
A classe LMGT3
Na classe LMGT3, foi o D’station com um Aston Martin foi quem estabeleceu o melhor tempo pela segunda sessão consecutiva, desta vez com Erwan Bastard, com o tempo de 1:54.778.
No entanto, isso foi mais lento do que o melhor tempo geral do teste, 1:54.480, produzido por Gregoire Saucy no #59 da United Autosports na noite de segunda-feira.
Augusto Farfus estabeleceu provisoriamente o tempo mais rápido do teste no BMW M4 GT3 #31 do WRT, com 1: 54,393. Ele não respeitou os limites da pista.
Por fim, os três primeiros da sessão foram completados por Francesco Castellacci no #54 AF Corse, 0,282 segundos atrás de Bastard, e no #78 Lexus da Akkodis ASP de Timur Boguslavskiy, que estava 0,474 segundos atrás do ritmo.
No entanto, com os melhores tempos do teste vindos em grande parte da segunda sessão de segunda-feira. Os três primeiros colocados do teste são completados pelo Lexus #87 de Esteban Masson, com Davide Rigon permanecendo em segundo mais rápido no carro #54.