A Porsche Penske Motorsport disputará a oitava rodada da temporada do IMSA WeatherTech SportsCar Championship com um objetivo claro: depois de alguns resultados medíocres recentemente, a equipe quer aproveitar as boas performances da primavera com os dois Porsche 963 na Road America.
Na corrida de 2:40 horas no circuito Road America, que é muito popular entre fãs e pilotos, as duas equipes de pilotos esperam terminar no pódio e trazer para casa pontos importantes rumo ao campeonato.
Inicialmente, na classificação por equipes, a equipe que divide o carro #6 ocupa atualmente o quarto lugar. A diferença para o topo, no entanto, é de apenas 63 pontos. São 350 pontos para uma vitória na corrida e 35 para a pole position.
“Depois de nossos resultados insatisfatórios no FIA WEC e na IMSA recentemente, temos que mudar as coisas rapidamente”, afirma Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport. “Queremos voltar ao caminho do sucesso e, pelo menos, alcançar resultados no pódio. Estou confiante de que seremos capazes de igualar o ritmo da competição na classe GTP em Road America. A pista é um grande desafio para os pilotos e engenheiros. Espero que tenhamos conseguido uma pequena vantagem durante nossos test-drives em junho e transformado todo o potencial do Porsche 963 em um resultado de ponta.”
Leia também:
“Nossos resultados de teste em junho deixaram uma coisa muito clara: Road America ficou muito mais rápido graças ao novo asfalto”, resume Urs Kuratle antes da oitava rodada da temporada. O diretor da fábrica do programa LMDh acrescenta: “A superfície oferece muita aderência e essa tração só vai continuar a crescer ao longo do fim de semana devido à borracha deixada na pista. Precisamos levar isso em consideração ao descobrir a configuração ideal para a corrida. Estou confiante de que nosso teste na pista nos ajudará muito, especialmente nesse aspecto.”
“O campeonato IMSA está indo para a reta final, e Road America será uma parte crucial enquanto a equipe Porsche Penske Motorsport persegue o campeonato GTP nas últimas três corridas do ano”, descreve Jonathan Diuguid, diretor administrativo da Porsche Penske Motorsport.
“Road America será um desafio único, pois passou por uma repavimentação completa na entressafra. Isso serve como um reset e apaga algumas das características históricas dessa longa e única trilha. Todas as notas dos anos anteriores não serão aplicadas diretamente. Tivemos a oportunidade de testar no início de junho no circuito para obter alguma exposição à configuração ideal para a nova superfície, mas a superfície da pista continuará a evoluir até o fim de semana da corrida. A Road America é uma das pistas de estrada mais belas e cênicas do país, então seria bom ter um de nossos Porsche 963 em Victory Lane e levar para casa um resultado de 1-2 para toda a organização.”
A corrida em Road America
Assim, Road America, perto da cidade de Elkhart Lake, no estado americano de Wisconsin, é a favorita entre muitos pilotos. O circuito de 6,515 quilômetros com 14 curvas combina perfeitamente com a paisagem do parque. O percurso ondulado oferece várias oportunidades de ultrapassagem e várias passagens ousadas – uma delas é a chamada “torção” na reta posterior, uma direita extremamente rápida com zonas de escape mínimas. A instalação, que fica a cerca de 25 quilômetros a oeste do Lago Michigan, foi inaugurada em 1955.
A pista extremamente popular foi repavimentada para a temporada de 2023 e as já altas velocidades médias de até 215 km/h (classificação 2022 DPi) aumentarão. O enorme aumento na aderência tornou-se óbvio em junho, durante a participação especial da série IndyCar: desde o início, os carros monolugares foram três segundos mais rápidos por volta do que no ano passado.
Os carros da porsche
Os cockpits dos dois Porsche 963 da Porsche Penske Motorsport serão tripulados pelos pilotos regulares desta temporada, com o inglês Nick Tandy e o francês Mathieu Jaminet dividindo as funções de direção no carro #6. Em Long Beach, em abril, a dupla conquistou a primeira vitória do novo protótipo LMDh. Atualmente, Tandy e Jaminet ocupam o quarto lugar na classificação de pilotos e estão a uma curta distância do topo. Seus colegas de marca Matt Campbell, da Austrália, e Felipe Nasr, do Brasil, ficaram em sétimo lugar com o #7. A Porsche atualmente ocupa o quarto lugar no campeonato de fabricantes.
As equipes de cliente da Porsche
Na classe GTP, a Proton Competition colocará em campo o Porsche 963 pela primeira vez. A equipe do empresário e piloto alemão Christian Ried enfrentará Road America com o piloto oficial Gianmaria Bruni, da Itália, e o experiente piloto britânico Harry Tincknell.
“Durante nossa estreia com o 963 no WEC em Monza, aprendemos muito e nosso ritmo foi imediatamente muito bom. Agora queremos usar esses insights na série IMSA e chegar o mais longe possível na frente do pelotão em nosso primeiro evento”, explica o proprietário da equipe, Christian Ried. “Temos uma equipe forte e uma tripulação experiente e rápida. Os ingredientes para um possível sucesso devem estar lá.”
A equipa cliente JDC-Miller MotorSports também disputa a classe GTP com mais uma carro. O alemão Mike Rockenfeller e o holandês Tijmen van der Helm se revezam no cockpit do protótipo híbrido da equipe americana. A equipe de Minneapolis, que terminou as duas últimas corridas em quarto lugar geral, considera o evento em Elkhart Lake como uma corrida em casa.
O Porsche 911 GT3 R da Pfaff Motorsports se alinhará no grid na categoria GTD-Pro. O carro #9 escolhido pela equipe cliente canadense é compartilhado pelo austríaco Klaus Bachler e Patrick Pilet da França. No ano passado, a equipe terminou em segundo lugar aqui. Na classe GTD, três outros clientes fazem campanha com um total de quatro carros GT3 de até 415 kW (565 cv) de Weissach.
Aliás, nesta sexta-feira, os pilotos já vão para a pista para os treinos livres. A definição do grid acontecerá no sábado, a partir das 15h15 (de Brasília). No domingo, a corrida terá sua largada às 12h10 (de Brasília), com 2h40 de disputa. A tomada e toda a prova poderão ser acompanhadas ao vivo pelo aplicativo do IMSA ou pelo site https://www.imsa.com/tv/.