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Endurance tratado a sério!
Porsche considera produzir mais 963s para clientes em 2025

A Porsche está explorando a possibilidade de fabricar mais 963s para clientes no próximo ano, conforme indicado por Thomas Laudenbach, chefe da Porsche Motorsport. A informação foi revelada ao site SportsCar365, durante a última etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) em São Paulo. A decisão final, contudo, ainda depende do interesse dos clientes e da disponibilidade na rede.

Atualmente, a Porsche apoia cinco carros de clientes no WEC e na IMSA. No entanto, com a esperada transição da Hertz Team JOTA para o programa Hypercar de fábrica da Cadillac, dois desses carros devem ser desativados. Criando uma oportunidade para a produção de mais veículos.

Laudenbach ressaltou que vários fatores influenciam essa decisão. “Precisamos saber o que nossos clientes atuais pretendem fazer. Se houver mais interessados, é necessário verificar se conseguem uma entrada”, disse Laudenbach. Ele destacou a expansão do grid do WEC para 40 carros. Mas alertou que a disponibilidade de vagas pode ser limitada.

Aliás, Urs Kuratle, diretor de fábrica da Porsche LMDh, afirmou que estão em discussões com todos os clientes e que há disponibilidade de chassis e peças para novos carros, dependendo da demanda. “Se a situação exigir, venderemos mais carros. Ainda não está decidido”, comentou.

Fontes indicam que a Porsche estaria preparada para fornecer até dois 963s adicionais, substituindo os modelos inscritos pelo JOTA. Questionado sobre o impacto da saída do JOTA na capacidade de engenharia e suporte, Kuratle confirmou que isso abriria espaço para novos clientes.

Porsche e novos clientes

Christian Ried, chefe da equipe Proton Competition, expressou interesse em expandir sua operação para dois carros em ambas as categorias do WEC e na IMSA dependendo do suporte financeiro de clientes e patrocinadores. Ried também mencionou a necessidade de novos chassis da Porsche para alcançar essa meta.

Enquanto isso, a JDC-Miller Motorsports também manifestou desejo de ampliar seu programa para dois carros na classe GTP do WeatherTech Championship.

Kuratle elogiou as três equipes clientes atuais pelo desenvolvimento do carro nos últimos 14 meses, ressaltando a confiabilidade aprimorada graças aos quilômetros adicionais percorridos. “Demos grandes passos em confiabilidade graças aos nossos clientes”, afirmou.