Os pilotos Matt Campbell e Felipe Nasr conquistaram na tarde deste domingo, 06, a segunda vitória da temporada do IMSA WeatherTech SportsCar Championship da Porsche em Road America.
Nasr levou o Porsche 963 #7 a uma vitória de 4,635 segundos sobre o Acura #60 da Meyer Shank Racing de Tom Blomqvist, que quase apagou a diferença de mais de 15 segundos na parte final da prova.
Aliás, a vitória veio em cima do Cadillac #31 da Action Express Racing que largou na pole. Assim, Nasr manteve a vantagem até a rodada final de pit stops, quando o Porsche #7 colocou apenas pneus do lado esquerdo e uma reposição total de combustível, que acabou levando o carro a ser perseguido por Blomqvist, mas ainda conseguiu a vitória.
Foi a primeira vitória do #7 após o triunfo da equipe nas ruas de Long Beach em abril. Assim, o #10 da Wayne Taylor Racing de Filipe Albuquerque e Ricky Taylor assumiu a liderança do campeonato da classe GTP com um terceiro lugar.
Renger van der Zande e Sebastien Bourdais ficaram em quarto lugar no Cadillac #1 da Chip Ganassi Racing. Que gradualmente desapareceu durante as duas horas e 17 minutos de bandeira verde até o final.
Além disso, Mike Rockenfeller e Tijmen van der Helm, com o Porsche da JDC-Miller Motorsports, completaram os cinco primeiros, à frente do Cadillac Action Express #31.
Os desafios da Porsche em Road America
Alexander Sims também rodou durante a corrida na segunda hora, relegando o carro para o sexto lugar. O #6 da Porsche foi o sétimo depois de sofrer um furo no pneu traseiro direito logo no início, seguido por uma segunda parada não programada para substituir a tampa traseira do carro.
O Porsche #59 da Proton Competition, de Gimmi Bruni e Harry Tincknell, foi classificado em oitavo lugar após um dia inesquecível para o BMW M Team RLL, que viu seus dois BMW M Hybrid V8 não conseguirem terminar.
Connor De Philippi encalhou seu carro pela primeira vez na volta rápida antes de bater no início. Resultando em uma eventual desistência, enquanto Philipp Eng parou com problemas no final da corrida.
As honras da classe LMP2 foram para o #52 da PR1/Mathiasen Motorsports de Paul-Loup Chatin e Ben Keating. Que conquistaram provisoriamente a liderança de pontos após problemas no final da corrida.
Chatin estava no controle da corrida desde a rodada final de paradas. Terminando 9,5 segundos à frente do segundo colocado Giedo van der Garde no reconstruído #35 da TDS Racing. O carro irmão #11 da equipe francesa completou o pódio da classe.
O #74 Riley Motorsport de Garr Robinson e Josh Burdon, por sua vez, conquistou a vitória na classe em LMP3. Em uma corrida que foi amplamente liderada pelo #33 da Sean Creech Motorsport de Nico Pino e João Barbosa.
Aston Martin vence na classe GTD-Pro
Ross Gunn e Alex Riberas deram ao The Heart of Racing sua segunda vitória consecutiva na classe GTD-Pro. Beneficiando-se de uma penalidade de drive-through para o Corvette #3 nos estágios finais da prova.
Gunn no Aston Martin Vantage GT3 #23 cruzou a linha à frente do Lexus #14 da Vasser Sullivan de Ben Barnicoat. Após uma parada no final da corrida do então segundo colocado o #79 da WeatherTech Racing de Júlio Gounon.
Contudo, o Corvette #3 de Jordan Taylor e Antonio Garcia foi classificado em terceiro. Depois que o espanhol disparou para os boxes faltando 22 minutos para um drive-through por não cumprir o tempo mínimo de reabastecimento em sua última parada.
Garcia e Gunn já haviam travado uma batalha acirrada pela liderança antes do pênalti do Corvette. A Paul Miller Racing, por sua vez, conquistou as honras da classe GTD pela quarta vez nesta temporada. Com Madison Snow e Bryan Sellers ampliando sua liderança no campeonato como resultado.
Snow, que largou com o BMW M4 GT3 #1, voltou ao carro para o trecho final e segurou o McLaren 720S GT3 #70 da Inception Racing de Frederik Schandorff. Que terminou 2,261 segundos atrás em segundo.
Assim, foi o melhor resultado da carreira para Schandorff e seu co-piloto com classificação Bronze, Brendan Iribe, que ficou em segundo lugar durante sua primeira passagem.
Por fim, vários carros, incluindo o #93 da Racers Edge Motorsports de Mario Farnbacher, optaram por estratégias de reabastecimento no final da prova. Caindo para as últimas posições da classe GTD.