Porsche conquista a pole para a etapa do Catar do WEC
A Porsche conquistou nesta sexta-feira, 1º, a pole para a etapa do Catar do WEC. O feito é do piloto Matt Campbell no 963 LMDh #5. O tempo de Campbell superou o Toyota de Nyck de Vries.
O piloto australiano conduziu o Porsche 963 para uma melhor volta de 1m39s347, batendo o Toyota GR010 Hybrid #7 de De Vries por 0,164 segundos. Os dois pilotos trocaram os melhores tempos no final de uma tensa sessão de Hyperpole, que faz parte de um formato de qualificação revisto introduzido para esta temporada.
Sob o novo sistema, que viu a corrida dividida em duas sessões, os dez melhores carros na qualificação inicial avançaram para o Hyperpole, enquanto os restantes corredores tiveram as suas posições no grid decididas após a sua eliminação.
A Toyota ficou um carro atrás na Hyperpole depois de uma volta rápida de Alex Lynn no segundo Cadillac V-Series.R tirou o carro #8 de Brendon Hartley dos dez primeiros.
Ambos os Alpines, os dois BMW M Hybrid V8, o #63 Lamborghini SC63 e o #99 da Proton foram alguns dos outros carros que não conseguiram chegar a Hyperpole.
À medida que a sessão decisiva se desenrolava, De Vries esteve perto de bater a Porsche e parecia estar a caminho da pole provisória ao registar um tempo de volta de 1:39.511.
Campbell então respondeu com uma melhoria de última hora que deu à Porsche sua primeira pole position geral da era Hypercar do WEC. Também marca a primeira vez que um carro LMDh lidera a qualificação no WEC desde que a plataforma se juntou ao campeonato no ano passado.
Os demais competidores da classe Hypercar
Além disso, Callum Ilott completou os três primeiros lugares a bordo do #12 Hertz Team JOTA. À frente do #50 a Ferrari 499P de Antonio Fuoco. Kevin Estre ficou em quinto lugar a bordo do carro #6, liderando o mais rápido dos Peugeot 9X8, com Jean-Eric Vergne em sexto na geral.
Lynn qualificou-se em sétimo ao volante do Cadillac V-Series.R #2, com Antonio Giovinazzi em oitavo na Ferrari #51. Jenson Button e Stoffel Vandoorne completaram os dez primeiros para JOTA e Peugeot, respectivamente.
A classe LMGT3
Na classe LMGT3, Tom van Rompuy conquistou a primeira pole position da era LMGT3 ao liderar a qualificação a bordo do Chevrolet Corvette Z06 GT3.R #81 da TF Sport.
O belga fez uma volta de 1:54,372 para vencer o Porsche 911 GT3 R #92 da Manthey PureRxcing de Alex Malykhin por 0,807 segundos.
Thomas Flohr ficou em terceiro, apenas 0,003 segundos mais lento no #54 da Vista AF Corse. Os pilotos da Aston Martin completaram o restante dos cinco primeiros. Com Clement Mateu em quarto lugar pela D’station Racing, à frente do piloto do The Heart of Racing, Ian James.
Iron Dames ficou em sexto lugar com Sarah Bovy no Lamborghini Huracan GT3 EVO2 #85. Liderando a dupla United Autosports de James Cottingham e Josh Caygill. Ahmed Al Harthy e François Heriau completaram os dez primeiros para Team WRT e AF Corse.
O BMW M4 GT3 #46 mal conseguiu chegar ao Hyperpole depois de apenas registrar uma volta rápida na última oportunidade disponível na sessão de qualificação inicial. Isso eliminou o segundo TF Sport Corvette de Hiroshi Koizumi, enquanto Yasser Shahin e o BMW #31 de Darren Leung também não conseguiram passar.
Por fim, outras eliminações incluíram os dois Akkodis ASP Team Lexus RC F GT3. Enquanto os dois Fords da Proton Competition também não conseguiram passar para Hyperpole.