Porsche com 12 carros nas 24 Horas de Le Mans
A Porsche irá competir na edição 2021 das 24 Horas de Le Mans com 12 modelos 911 RSR. Com dois carros da equipe de fábrica inscritos na classe GTE-Pro, a Porsche espera lançar as bases para mais uma conquista do título na França. Até agora, no Campeonato Mundial de Endurance, a equipe de fábrica garantiu duas vitórias em três corridas. A Porsche novamente conta com uma equipe de três pilotos em cada um de seus carros no Sarthe. Um total de doze 911 RSR enfrentarão as classes GTE-Pro e GTE-Am na 89ª edição da prova francesa. Com 19 vitórias gerais e 108 vitórias em classes em seu crédito, a Porsche é de longe o fabricante de maior sucesso na corrida de 24 horas na França.
“Competimos em Le Mans pela primeira vez no ano passado com o Porsche 911 RSR-19 e lutamos um pouco contra a competição acirrada na classe GTE-Pro”, lembra Pascal Zurlinden, Diretor da Factory Motorsport. “Tenho certeza de que seremos significativamente mais competitivos este ano. Reunimos uma grande quantidade de dados e experiência com nossa equipe de trabalho e nossos grupos de clientes, que tiveram a chance este ano de apresentar a versão mais recente do 911 RSR no WEC. Esses insights nos ajudam a encontrar a configuração perfeita. Também atuamos fortemente na pista de alta velocidade em Monza. Nosso sucesso lá nos deu um impulso extra para Le Mans”, ressalta.
“Estou convencido de que seremos muito mais competitivos este ano”, disse Alexander Stehlig, Chefe de Operações para o FIAWEC. “Acumulamos muito mais experiência com o carro, e os sucessos em Spa e Monza foram extremamente encorajadores. Não há melhor incentivo para nós do que uma vitória no circuito de alta velocidade da Itália. O que é importante na corrida de 24 horas é manter o contato com o pelotão da frente o tempo todo para que estejamos em uma posição no final para lutar pela vitória. Isso significa que temos que atacar desde o início. Acho que é uma receita promissora para o sucesso”, disse.
Devido à duração da corrida de 24 horas em Le Mans, o dobro dos pontos habituais são atribuídos em comparação com uma corrida WEC convencional de seis horas. Como tal, a corrida muitas vezes provou ser decisiva para o campeonato de construtores do WEC e classificação de pilotos. Além disso, o destaque do ano também conta com uma modalidade especial de qualificação: Na classe Pro, apenas os seis carros mais rápidos da qualificação de uma hora de quarta-feira (18 de agosto) podem participar da chamada superpole realizada no dia seguinte. Esta sessão determina então as melhores posições no grid para a corrida.
Os pilotos da Porsche
Os pilotos regulares do WEC Gianmaria Bruni e Richard Lietz estarão com o francês Frédéric Makowiecki no 911 #91. O francês, que disputou a prova de oito horas deste ano em Portugal, traz consigo uma vasta experiência. Makowiecki disputou o clássico de Le Mans um total de dez vezes nos últimos quatro anos.
No #92 estarão o francês Kévin Estre e Neel Jani da Suíça recebem reforço de Michael Christensen. O trio aproveitou a corrida do WEC em Portimão em junho para entrar em sincronia. Estre e Jani lideram atualmente o campeonato de pilotos depois de somar duas vitórias em três corridas. Na classificação dos fabricantes, a Porsche ocupa a segunda posição, apenas sete pontos atrás da Ferrari.
Equipes do cliente
Duas equipes de clientes enfrentam as 24 Horas de Le Mans com o Porsche 911 RSR na classe GTE-Pro – uma categoria que geralmente é domínio das equipes de fábrica. A WeatherTech Racing terá Laurens Vanthoor, Earl Bamber e Cooper MacNeil. A equipe HubAuto Racing de Taiwan estará com Maxime Martin, Álvaro Parente e Dries Vanthoor.
Um total de oito Porsche 911 RSR de última geração disputam a categoria GTE-Am, na qual pilotos com classificação Bronze ou Prata compartilham um carro com profissionais. A Dempsey-Proton Racing corre com dois carros.
A equipe do cliente alemão colocará terá outro veículo sob o nome de Proton Competition. A Project1 também registrou duas entradas. As equipes Absolute Racing, Herberth Motorsport e GR Racing estarão com um carro cada.
Uma visão geral das equipes e pilotos
Classe GTE-Pro
Equipe Porsche #91 R. Lietz / G. Bruni / F. Makowiecki
Equipe Porsche #92 K. Estre / N. Jani / M. Christensen
HubAuto Racing #72 M. Martin / A. Parente / D. Vanthoor
WeatherTech Racing #79 C. MacNeil / E. Bamber / L. Vanthoor
Classe GTE-Am
Absolute Racing #18 A. Haryanto / A. Picariello / M. Seefried
Project 1 #46 D. Olsen / A. Buchardt / R. Foley
Project 1 #56 E. Perfetti / M. Cairoli / R. Pera
Herberth Motorsport #69 R. Renauer / R. Ineichen / R. Bohn
Dempsey-Proton Racing #77 C. Ried / M. Campbell / J. Evans
GR Racing #86 M. Wainwright / B. Barker / T. Gamble
Dempsey-Proton Racing #88 J. Andlauer / D. Bastien / LD Arnold
Proton Competition #99 V. Inthraphuvasak / F. Latorre / H. Tincknell
Vitórias absolutas da Porsche em Le Mans
1970 – Herrmann / Attwood – Porsche 917 KH
1971 – Marko / Van Lennep – Porsche 917 KH
1976 – Ickx / Van Lennep – Porsche 936
1977 – Ickx / Haywood / Barth – Porsche 936/77
1979 – Ludwig / Whittington / Whittington – Porsche 935 K3
1981 – Ickx / Bell – Porsche 936
1982 – Ickx / Bell – Porsche 956
1983 – Schuppan / Haywood / Holbert – Porsche 956
1984 – Pescarolo / Ludwig – Porsche 956
1985 – Barilla / Ludwig / Krages – Porsche 956
1986 – Bell / Stuck / Holbert – Porsche 962C
1987 – Bell / Preso / Holbert – Porsche 962C
1994 – Dalmas / Haywood / Baldi – Dauer Porsche 962 LM
1996 – Wurz / Reuter / Jones – TWR Porsche WSC-95
1997 – Kristensen / Alboreto / Johansson – TWR Porsche WSC-95
1998 – Aiello / McNish / Ortelli – Porsche 911 GT1
2015 – Bamber / Tandy / Hülkenberg – Porsche 919 Hybrid
2016 – Jani / Lieb / Dumas – Porsche 919 Hybrid
2017 – Bernhard / Hartley / Bamber – Porsche 919 Hybrid