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Endurance tratado a sério!
Porsche celebra 50 anos no automobilismo com tecnologia turbo

Em 1974, a Porsche lançou o 911 Turbo, o primeiro modelo de série turboalimentado da marca, marcando o início de uma trajetória de inovação tecnológica que se entrelaça com o automobilismo. Com 260 cv, o 911 Turbo impressionou pelo desempenho bruto para a época, e suas raízes estão nas pistas de corrida, com a tecnologia de Supercharging estreando no Porsche 917/10.

Hoje, a mais recente variante do 911 atinge 398 kW (541 CV). O 911 Carrera GTS também utiliza um motor turbo, combinado pela primeira vez com um sistema T-híbrido, refletindo a transferência de conhecimento adquirido nas competições. Porém, entre 2015 e 2017, o 919 Hybrid da Porsche venceu três vezes as 24 Horas de Le Mans, conquistando o título no Campeonato Mundial de Endurance da FIA WEC. Agora, a Porsche busca sua 20ª vitória geral em Le Mans com o protótipo híbrido 963.

A Jornada da Tecnologia Turbo da Porsche

Os detalhes do 963 LMDh. (Foto: Porsche)

Ainda assim, o início da tecnologia turbo da marca remonta aos EUA, no verão de 1970, após a primeira vitória nas 24 Horas de Le Mans. Buscando novos desafios, a Porsche visou a série CanAm norte-americana. Diante de concorrentes com motores mais potentes, a Porsche desenvolveu um sistema inovador de controle de pressão de reforço, utilizando turbocompressores menores e mais responsivos. O resultado foi o 917/10, que em 1972 dominou a CanAm Cup com 850 cv.

Revolução em Le Mans

Entretanto, a Porsche continuou a aplicar a tecnologia turbo nas corridas. Em 1974, o 911 Carrera RSR Turbo 2.1, com motor flat-6 de 368 kW (500 CV), estreou em Le Mans, alcançando o segundo lugar geral. Em 1976, o 936/76 Spyder trouxe a primeira vitória turbo em Le Mans, seguido por sucessos subsequentes com motores cada vez mais potentes.

Era de Ouro: Porsche 956 e 962 C

Entre 1982 e 1994, os protótipos Porsche 956 e 962 C venceram Le Mans sete vezes, introduzindo inovações como o design aerodinâmico de efeito de solo e a transmissão PDK de dupla embreagem. O motor biturbo de seis cilindros do 962 C também impulsionou o TWR Porsche WSC Spyder, vencedor em Le Mans em 1996 e 1997.

Início da Era Híbrida

O 919 Hybrid, vencedor de Le Mans de 2015 a 2017, exemplifica o uso do automobilismo pela Porsche como plataforma de desenvolvimento tecnológico. Assim, com um motor V4 de 2,0 litros e um sistema híbrido inovador, o 919 Hybrid destacou-se pela eficiência e complexidade. Em 2018, a versão Evo do 919 Hybrid estabeleceu um recorde no Nürburgring Nordschleife, reforçando o potencial tecnológico da marca.

20ª Vitória absoluta em vista

Marca busca a 20º vitória em Le Mans. (Foto: Divulgação)

Aliás, desde 2023, o fabricante compete novamente na classe mais alta do FIA WEC e da série IMSA com o 963, um protótipo híbrido desenvolvido para alcançar a 20ª vitória em Le Mans. Além disso, o 963 combina um motor V8 de 4,6 litros com dois turbocompressores e um sistema híbrido, mostrando o contínuo avanço tecnológico e a busca incessante por inovação da Porsche.

Por fim, em um marco de 50 anos após a estreia mundial do 911 Turbo. A Porsche continua a liderar no desenvolvimento de tecnologias de ponta, transferindo o know-how das pistas para as ruas e consolidando seu legado no automobilismo.