Porsche apresenta nova versão do 911 GT3
A Porsche revelou nesta terça-feira, 16, a nova versão do 911 GT3. O modelo foi desenvolvido em estreita colaboração com a Porsche Motorsport. Ele transfere tecnologia de corrida pura para um modelo de produção ainda mais consistente do que nunca: o layout do eixo dianteiro com duplo triângulo e aerodinâmica sofisticada com asa traseira que lembra um cisne. Conta com um difusor que se origina dos carros de corrida da marca.
Ele é equipado com um motor de 375 kW (510 PS), o boxer de quatro litros e seis cilindros é baseado no sistema de transmissão do 911 GT3 R, experimentado e testado em corridas de resistência. É o mesmo motor utilizado no novo 911 GT3 Cup. O resultado é uma máquina de direção brilhante: eficiente e emocional, precisa e de alto desempenho – perfeita para o circuito e excelente para o uso diário.
Velocidade elevada
Com uma velocidade máxima de 320km/h, é mais rápido do que a versão anterior do 911 GT3 RS. Ele acelera de zero a 100 km/h em 3,4 segundos. A Porsche também oferece o novo modelo com uma transmissão manual de seis velocidades para uma experiência de direção particularmente purista.
A aerodinâmica sofisticada se beneficia das experiências obtidas nas corridas e gera significativamente mais downforce sem afetar de forma perceptível o coeficiente de arrasto. Na posição de desempenho, os elementos de asa e difusor ajustados manualmente aumentam significativamente a pressão aerodinâmica para altas velocidades de curva. Este é, no entanto, reservado estritamente para passeios em circuito.
Durante o teste final, ele percorreu o circuito de Nuerburgring-Nordschleife, 17 segundos mais rápido que seu antecessor. O piloto de desenvolvimento Lars Kern marcou 6 59.927 minutos para uma volta completa de 20,8 quilômetros.
A pista mais curta de 20,6 quilômetros, que anteriormente servia como referência, foi concluída pelo 911 GT3 em 6:55.2 minutos. Equipado com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R disponíveis, o novo modelo apresentou seu desempenho ao longo de várias voltas com o piloto Jörg Bergmeister. Para Bergmeister, “é de longe o melhor carro de produção” que o experiente piloto profissional já dirigiu no “Inferno Verde”, disse.
Melhoria em várias áreas
Apesar de uma carroceria mais larga, rodas maiores e características técnicas adicionais, o peso do novo GT3 está no mesmo nível de seu antecessor. Com caixa de câmbio manual ele pesa 1.418 kg, com PDK 1.435 kg. O capô dianteiro feito de plástico reforçado com fibra de carbono, janelas de vidro leves, discos de freio otimizados e rodas de liga leve forjadas garantem menos peso, assim como a tampa do compartimento do banco traseiro.
O sistema de escapamento esportivo reduz o peso em pelo menos dez quilos. Com abas de exaustão ajustáveis eletricamente, ele harmoniza uma experiência de som altamente emocional. O padrão de emissões na Europa é o Euro 6d ISC FCM (EU6 AP). O consumo combinado do 911 GT3 é de 13,3 litros/100 km (com PDK 12,4).
Interior revisto
O cockpit está em combinando com a geração do modelo atual. Uma novidade é a tela da pista: com o toque de um botão, reduz os displays digitais à esquerda e à direita do conta-rotações central, que chega a 10.000 rotações, a informações como indicador de pressão dos pneus, pressão do óleo, óleo temperatura, nível do tanque de combustível e temperatura da água, que são essenciais ao dirigir no circuito. Também inclui um assistente de mudança visual com barras coloridas à esquerda e à direita e uma luz de mudança derivada das pistas.
Personalização intensa
Especialmente para os modelos Porsche GT, os clientes estão cada vez mais solicitando equipamentos personalizados. Por esta razão, a linha Porsche Exclusive Manufaktur também está disponível para o novo 911 GT3 e é complementada por opções específicas do GT 3, como um teto de fibra de carbono. Outros destaques incluem espelhos retrovisores externos feitos de carbono, faróis principais com matriz de LED escurecida e faróis traseiros de design exclusivo combinando com um arco de luz sem componentes vermelhos. Os aros das rodas pintados em Vermelho ou Azul Shark. No interior, detalhes do equipamento, como os mostradores de RPM e cronômetro Sport Chrono, cintos de segurança e frisos, definem detalhes elegantes na cor da carroceria ou na cor desejada.
Tão exclusivo quanto o próprio 911 GT3 é o cronógrafo individual que a Porsche Design oferece exclusivamente aos clientes de carros esportivos de alto desempenho. Como seu modelo motorizado, ele possui um design dinâmico, desempenho consistente e acabamento de alta qualidade. Sua caixa reflete seus genes do automobilismo. Assim como as bielas do motor GT3, ele consiste em titânio leve e robusto. O relógio é movido por um rotor de enrolamento individual que lembra as rodas do 911 GT3. O anel colorido do mostrador pode ser personalizado nas cores da pintura do 911 GT3.
A Porsche está oferecendo o novo 911 GT3 com um preço inicial de 152.416 Euros (R$990.704,00), incluindo IVA e equipamentos específicos do país. A entrega está marcada para maio de 2021.