bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Porsche anuncia mudanças na escalação de pilotos para 2025 no FIA WEC e IMSA

A Porsche revelou sua nova formação de pilotos de fábrica para as temporadas de 2025 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) e do IMSA, confirmando que seus Hypercars serão pilotados por apenas dois pilotos durante toda a temporada do campeonato mundial, ao invés de três.

No FIA WEC, Julian Andlauer, promovido à equipe de fábrica após uma temporada de destaque com a Proton Competition em 2024, será parceiro de Michael Christensen no Porsche #5. Já o Porsche #6 terá Laurens Vanthoor e Kevin Estre ao volante. Além disso, Mathieu Jaminet e Matt Campbell irão reforçar a equipe da Penske em Le Mans, competindo com os carros #5 e #6, respectivamente.

Nos Estados Unidos, Jaminet e Campbell comandarão o Porsche 963 #6 da Penske na categoria GTP do IMSA. Enquanto o carro #7 será compartilhado pelo atual campeão do IMSA, Felipe Nasr, e Nick Tandy. Vanthoor e Estre também participarão de corridas selecionadas da Endurance Cup no IMSA.

As mudanças acontecem após a saída de três pilotos importantes para a temporada de 2025: Dane Cameron, campeão do IMSA GTP em 2024, Andre Lotterer, atual líder do Campeonato de Pilotos Hypercar do FIA WEC, e Frédéric Makowiecki, piloto de fábrica da Porsche há 11 anos.

Contudo, Cameron ingressou na Porsche em 2022 e conquistou vitórias importantes, incluindo a Rolex 24 Horas e o título do IMSA GTP. Lotterer, tricampeão de Le Mans, deve garantir o título do Campeonato Mundial de Pilotos Hypercar da FIA WEC em novembro, no Bahrein. Makowiecki, por sua vez, encerra uma trajetória marcada por vitórias no GTE Pro em Le Mans e nas 24 Horas de Nürburgring.

Mudanças geram expectativa na Porsche

Além disso, Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport, agradeceu aos pilotos que deixam a equipe: “Dane Cameron, Andre Lotterer e Frédéric Makowiecki foram peças fundamentais para que pudéssemos alcançar grandes conquistas com o Porsche 963, tanto no WEC quanto no IMSA. A nova formação mantém nossa equipe entre as melhores das corridas de endurance. E estamos empolgados com a promoção de Julian Andlauer, que se destacou nas últimas temporadas.”

Urs Kuratle, diretor de automobilismo da Porsche para a categoria LMDh, afirmou que as mudanças foram cuidadosamente planejadas: “Com a nova formação, acredito que montamos uma combinação vencedora para 2025, com pilotos experientes em ambas as séries e jovens talentos vindos do programa júnior da Porsche.”

Jonathan Diuguid, diretor da Porsche Penske Motorsport, destacou a flexibilidade dos calendários de 2025. Que permitirá maior mobilidade entre as duplas de pilotos no WEC e IMSA: “A consistência em 2024 se mostrou acertada. Para 2025, adotaremos uma abordagem semelhante, com pilotos envolvidos em ambas as competições.”

Por fim, as expectativas da Porsche são altas para a temporada de 2025. À medida que a marca continua a consolidar seu lugar no topo das corridas de resistência.