A Porsche anunciou nesta segundA-feira, 10, que não avançará com os planos de introduzir um novo virabrequim de 90 graus no protótipo 963, a menos que surjam problemas inesperados de confiabilidade durante as 24 Horas de Le Mans deste fim de semana. Segundo Urs Kuratle, diretor da fábrica LMDh da fabricante, a decisão veio após melhorias significativas na confiabilidade do motor. As informações são do site SportsCar365.
Problemas de vibração inicialmente preocupantes para a Porsche
A marca alemã considerava substituir a manivela plana atual do motor V8 biturbo devido a problemas de vibração que afetaram a unidade de trem de força híbrida LMDh nas primeiras temporadas do Campeonato Mundial de Endurance da FIA e do Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar. No entanto, atualizações no MGU fornecido pela Bosch este ano aumentaram a confiabilidade, comprovada pelas vitórias no Rolex 24 em Daytona e no enduro WEC de dez horas no Qatar.
Decisão baseada em desempenho recente
“Se todos os 963 passarem por Le Mans sem problemas de vibração ou relacionados ao virabrequim, então não o introduziremos”, afirmou Kuratle após o dia de testes em Le Mans, onde a Porsche liderou os tempos. A mudança para uma manivela de 90 graus implicaria em um custo significativo, pois exigiria a atualização de todos os motores 963 atualmente em competição, conforme os regulamentos da LMDh.
Avaliação financeira e técnica
Kuratle destacou a importância de justificar o custo da mudança. “Precisamos de um bom motivo para isso, porque custaria muito atualizar todos os carros dos clientes também. É algo que não esperamos que aconteça, a menos que haja problemas aqui”, explicou.
Com seis 963 no grid de Le Mans e outros quatro no Campeonato WeatherTech, a decisão impacta equipes como Porsche Penske Motorsport, Proton Competition e JDC-Miller Motorsports. A confiabilidade do 963 melhorou significativamente, tornando a mudança menos necessária.
Porsche e futuras atualizações possíveis
Embora a revisão do motor seja improvável, outras atualizações estão sendo consideradas para o futuro, utilizando os chamados EVO jokers. “Já começamos a pensar nisso”, disse Kuratle. “O que o Porsche 963 precisa para ser mais competitivo? Essas são as discussões internas que estamos tendo.”
Kuratle apontou as metas de desempenho da FIA, ACO e IMSA como fatores cruciais na decisão de futuras atualizações. “Se todos os carros tivessem o mesmo desempenho em todas as pistas, seria mais fácil equilibrá-los. Um carro com desempenho mais equilibrado em todas as pistas seria benéfico.”
Por fim, a Porsche continua avaliando suas opções para manter o 963 competitivo em todas as corridas e está comprometida em oferecer um desempenho robusto e confiável para suas equipes e clientes em todo o mundo.