Porsche 963 RSP: Hypercar de Le Mans ganha versão única legalizada para as ruas

A Porsche surpreendeu o público nesta sexta-feira, 06, ao revelar o 963 RSP, uma versão legalizada para as ruas de seu hipercarro LMDh 963, campeão nas pistas. A estreia aconteceu nas imediações do Circuito de La Sarthe, em Le Mans, uma semana antes da disputa das 24 Horas de Le Mans 2025, onde o carro ficará em exposição.
Com base no modelo de corrida da categoria LMDh, o Porsche 963 RSP foi desenvolvido como uma unidade única para homenagear os 50 anos da encomenda do lendário 917 legalizado para as ruas, modelo que venceu a clássica prova de resistência francesa em 1970 e 1971. O nome “RSP” é uma sigla para Roger Searle Penske, fundador da equipe que representa oficialmente a Porsche no Campeonato Mundial de Endurance (WEC).
Da pista para as ruas: um tributo de engenharia da Porsche
Nesse interím, o projeto do 963 RSP nasceu de uma ideia entre executivos da Porsche Cars North America (PCNA) e da divisão de Porsche Motorsport, com apoio direto da equipe Porsche Penske Motorsport. Porém, o carro foi apresentado como uma homenagem a Roger Penske, de 88 anos, e reflete o espírito do 917 Count Rossi — um carro de corrida adaptado para as ruas.
A estreia do hipercarro aconteceu em uma ação promocional nas vias públicas próximas ao circuito, com o bicampeão de Le Mans, Timo Bernhard, ao volante.
Design refinado e detalhes exclusivos

Para torná-lo compatível com o uso em vias públicas, o 963 RSP passou por modificações extensas na carroceria e no interior. O modelo é o primeiro 963 a receber pintura tradicional, na cor Martini Silver, em vez de envelopamento — tonalidade autenticada pelo acervo histórico do Museu Porsche em Stuttgart.
Entre os detalhes visuais exclusivos estão:
-
Saídas de ar redesenhadas
-
Emblema “963 RSP” impresso em 3D
-
Dobraduras e conectores com acabamento preto acetinado
-
Remoção de placas de proteção nas asas
-
Adição de emblema Porsche esmaltado no nariz
-
Suporte para placas dianteiras e traseiras
Nesse sentido, o interior foi totalmente reformulado com acabamento em couro bege e alcantara, cobrindo assento, forro do teto, volante e colunas. Como toque final, os engenheiros adicionaram um porta-copos removível impresso em 3D, unindo luxo e personalidade.
Mecânica adaptada para o uso civil

Além disso, apesar da base em um carro de competição, o 963 RSP recebeu ajustes para permitir seu uso em vias públicas. Do mesmo modo, o sistema de suspensão Multimatic DSSV terá uma configuração mais suave, e a altura do solo está mais alta para o máximo permitido.
Outras alterações importantes incluem:
-
Remapeamento da MGU para uma entrega de potência mais suave
-
Compatibilidade com gasolina de bomba
-
Modificações na unidade de controle para operar luzes e setas
-
Instalação de buzina e pneus Michelin homologados para rua
Aliás, todas essas mudanças garantiram que o carro atendesse aos requisitos legais de circulação, embora ele não esteja homologado como modelo de produção da marca.
Exibição e destino final do Porsche

Por fim, após sua apresentação em Le Mans, o Porsche 963 RSP estará no Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido, em julho, ao lado do icônico 917. Posteriormente, a unidade ficará ao acervo do Museu Porsche, permanecendo como um exemplar exclusivo e comemorativo.