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Endurance tratado a sério!
Porsche 963 LMDh terá novo virabrequim na IMSA e WEC

Visando as temporadas da IMSA e WEC, a Porsche prepara um novo virabrequim para ser utilizado no motor V8 biturbo em seus protótipos. A informação é de Urs Kuratle, diretor da fábrica da Porsche. 

Segundo informações do dirigente da Porsche, Kuratle confirmou aos repórteres durante uma teleconferência na segunda-feira, 15, que seu novo virabrequim proposto não está atualmente no Porsche 963 atualizado que iniciará a temporada do Campeonato WeatherTech na próxima semana em Daytona.

“Não estamos administrando isso”, disse Kuratle. “Na verdade, o último ponto de discussão que temos com a IMSA e o ACO é se podemos apresentá-lo nesta temporada”.

“A resposta é não: não estamos [atualmente] administrando isso. E quando o executamos pela primeira vez, ainda não temos certeza”. 

“Como todos sabemos, mudanças como virabrequins levam um tempo enorme que leva meses para colocar tudo isso no carro. Antes de nos colocarmos no carro temos que ter as primeiras peças. Então também precisamos testá-lo”. 

“Definitivamente não iremos correr isso em nenhuma corrida antes de Le Mans. Se o introduzirmos em Le Mans ou antes de Le Mans, ainda não temos certeza. Simplesmente não sabemos”, explicou. 

Porsche e as atualizações do WEC

Fabricante enfrenta alta demanda por peças. (Foto: Divulgação)

Vale lembrar, que cada fabricante LMDh e LMH pode utilizar até cinco chamados ‘EVO coringa’ durante o período de homologação de cinco anos, embora não esteja claro quantos, se houver, a Porsche adotou seu 963 atualmente atualizado.

Contudo, Kuratle não entrou em detalhes sobre as re-homologações já aprovadas quando questionado pela Sportscar365.

“São vários pontos”, explicou ele. “Há pontos menores. Às vezes, existem apenas diferentes sensores ou layouts de cabos e coisas assim. “São pontos muito, muito pequenos”. 

“Não será nada visual no carro. Portanto, nada será notado na parte externa do carro. A aerodinâmica, tudo isso, parecem iguais”. 

“Há vários detalhes. Às vezes é uma mudança de material onde uma conexão costumava ser de alumínio e por motivos de confiabilidade mudamos para aço ou coisas assim”. 

“São pequenos detalhes como este. É uma lista relativamente pequena de peças que alteramos”, disse. 

Ainda de acordo com a reportagem do site Sportscar365.com, as atualizações foram executadas nos carros que competem na IMSA, durante os testes realizados no circuito de Daytona, em Dezembro. 

“No nosso caso, como fazemos a corrida de Daytona pela IMSA, abordamos a IMSA/ACO bem no início do ano passado, no verão, com um catálogo de todos esses pontos”, acrescentou Kuratle.

“Discutimos isso e foi uma discussão aberta, justa e boa. “Não estou dizendo que conseguimos tudo, mas tudo foi compreensível e houve discussões abertas e justas”. 

Além disso, com todos os Porsche 963 a necessitarem de ser atualizados para funcionarem na mesma configuração, Kuratle admitiu que o fabricante alemão está numa posição mais difícil em comparação com outras marcas que apenas têm dois ou três carros na competição.

Nove 963 LMDh na pista

Além disso, entre as quatro inscrições de fábrica, duas para o WeatherTech Championship e no WEC, juntamente com os carros de seus clientes, haverá pelo menos nove 963 competindo ativamente entre as duas séries este ano.

“Se introduzirmos algo novo, ele deverá ser introduzido a partir desse ponto em todos os carros”, disse Kuratle.

“Muito em breve, se você comprar peças maiores, você se verá em uma situação em que terá que enfrentar problemas na cadeia de suprimentos para ter todos os carros [prontos].

“E também, às vezes, por exemplo, se for algo em um motor ou motor, as pessoas às vezes temos que enviar seus motores de volta para Weissach para instalá-lo”. 

“Há muitas perguntas sem respostas. Portanto, vendemos um carro aos clientes e eles esperam que esse carro tenha um desempenho e funcione no melhor nível”. 

“Assim, se você tiver que homologar novamente, isso não é necessariamente algo pelo qual os clientes querem pagar, na verdade. Essas também são discussões que temos internamente”. 

“É definitivamente uma desvantagem se você tiver mais carros no mercado, mas ainda assim a abordagem da Porsche AG para fornecer carros aos clientes nesse nível ainda é o objetivo principal. Esperávamos esses problemas”, finalizou.