Porsche 963 ganha potência e perde peso para Road America; IMSA divulga novo BoP

A IMSA divulgou nesta quinta-feira, 18, os mais recentes ajustes no BoP (Balance of Performance) para o Grande Prêmio Motul SportsCar, que será disputado neste fim de semana em Road America. Destaque para o Porsche 963, atual líder do campeonato GTP, que recebeu atualizações importantes: redução de peso e aumento de potência.

BoP Road America 

Segundo o novo boletim técnico da IMSA, o protótipo alemão estará 9 kg mais leve em relação à etapa anterior, disputada em Watkins Glen. Além disso, o modelo terá um aumento de 0,4% na potência do Estágio 1 e um expressivo ganho de 5,2% no Estágio 2 — este último liberado para velocidades acima de 240 km/h, o que favorece o Porsche em um circuito veloz como Road America.

Cadillac, BMW, Acura e Aston Martin também têm ajustes

Na contramão do Porsche, o Cadillac V-Series.R ganhou 20 kg em peso e sofreu reduções de potência: -2,1% no Estágio 1 e -0,4% no Estágio 2. Já o BMW M Hybrid V8 perdeu 15 kg, mas teve apenas um pequeno ganho de 0,9% no Estágio 1 e uma leve perda de 0,1% no Estágio 2.

O Acura ARX-06 segue com o mesmo peso de 1.038 kg, mas teve sua potência reduzida em 3,1% no Estágio 1 e 1% no Estágio 2. A Aston Martin, por sua vez, mantém seu Valkyrie GTP inalterado em relação à última corrida.

Ferrari e Lamborghini vencem e são afetadas no GTD; Corvette e Mustang também mudam

No GTD Pro e GTD, as alterações também foram significativas. A Ferrari 296 GT3, que venceu sua classe no Canadian Tire Motorsport Park (CTMP), recebeu uma redução de peso de 26 kg e aumento de 1,4% na potência do Estágio 1. Contudo, perdeu 3,6% de potência no Estágio 2.

Outro destaque em CTMP, a Lamborghini Huracan GT3 EVO2, ganhou 3,4% de potência no Estágio 1, mas sofreu uma drástica redução de 6% no Estágio 2.

Outros modelos também sofreram ajustes:

  • BMW M4 GT3 EVO: -17 kg de peso, -3,6% no Estágio 1 e -3,5% no Estágio 2.

  • Chevrolet Corvette Z06 GT3.R: +15 kg, -1,7% no Estágio 1 e +0,9% no Estágio 2.

  • Ford Mustang GT3: sem mudança de peso, mas -4,3% de potência em ambos os estágios.

  • Mercedes-AMG GT3 Evo: +3,8% no Estágio 1, porém -7,2% acima de 200 km/h.

Momento decisivo para o campeonato

A Acura chega embalada por duas vitórias consecutivas na categoria GTP. Enquanto Ferrari e Lamborghini tentam manter o bom momento nas classes GTD Pro e GTD, respectivamente. Os ajustes do BoP prometem reequilibrar a disputa em Road America, uma das pistas mais tradicionais e velozes do calendário.