A Porsche apresentou nesta sexta-feira, 24, o protótipo 963 que estará competindo no Mundial de Endurance e na IMSA, a partir de 2023.
“Após 7.889 quilômetros de testes durante o primeiro semestre de 2022, estamos em um caminho muito bom, mas ainda há trabalho a ser feito antes do início da próxima temporada”, destaca Thomas Laudenbach, vice-presidente de Motorsport.
“Nosso novo Porsche 963 deve continuar o legado de modelos lendários como o 917, 935, 956, 962 e o 919. Tenho certeza de que estaremos bem posicionados quando o assunto é tecnologia e também criamos estruturas de equipe relevantes para nos preparar para vitórias na emocionante competição entre muitos fabricantes e diferentes conceitos.”
Inicialmente, a estreia oficial do Porsche 963 está prevista para janeiro de 2023 nas 24 Horas de Daytona nos EUA. Enquanto isso, o WEC abriu as portas para testes como parte das próximas corridas do campeonato mundial deste ano. A Porsche Penske Motorsport está buscando um ensaio geral não competitivo na rodada final da temporada no Bahrein em novembro deste ano.
“Nos últimos meses, nosso pessoal na Porsche Motorsport e na Team Penske se tornaram um time eficiente e comprometido”, afirma Urs Kuratle, Diretor da fábrica que desenvolveu o LMDh. “Teremos poderosas equipes de pilotos nos quatro carros de fábrica. A colaboração com nosso parceiro de pneus de longa data Michelin e o fabricante de chassis Multimatic funciona perfeitamente. O Porsche 963 deve ser homologado neste outono. Até lá, queremos progredir ainda mais com os test drives e obter insights adicionais. Mal podemos esperar pelo nosso primeiro passeio.”
Os testes
Além disso, os pilotos selecionados para as corridas do World Endurance Championship e do IMSA WeatherTech SportsCar Championship incluem os experientes pilotos Kévin Estre, Michael Christensen, André Lotterer, Laurens Vanthoor, Matt Campbell, Mathieu Jaminet, bem como os talentosos pilotos de carros esportivos Dane Cameron e Felipe Nasr.
Na fase inicial de desenvolvimento, Frédéric Makowiecki teve um papel fundamental: durante testes em Weissach em janeiro, o francês percorreu os primeiros metros no Porsche 963 e também fez as primeiras voltas no simulador. Assim, outros anúncios de pilotos, incluindo os das corridas de resistência em Daytona, Sebring e Road Atlanta (Petit Le Mans), serão feitos posteriormente.
Contudo, a Porsche Penske Motorsport prepara um total de quatro 963 para as corridas de carros esportivos mais importantes do mundo em suas bases em Mooresville (Carolina do Norte) e Mannheim (Alemanha). A instalação do WEC em Baden-Württemberg, na Alemanha, é um antigo Centro Porsche da Penske Automotive, construído de acordo com os mais modernos padrões. A troca de dados entre os três centros de alta tecnologia da Porsche Penske Motorsport ocorre quase em tempo real. A equipe do WEC se mudará para as instalações de Mannheim neste outono.
Contudo, Jonathan Diuguid é o diretor administrativo da Porsche Penske Motorsport: “As expectativas são extremamente altas”, reconhece o americano.
“Não apenas do público, mas também da Porsche e da Team Penske, que escreveram grandes capítulos de automobilismo juntos no passado”, disse Diuguid e Travis Law (Diretor de Competição) orientarão a equipe global Porsche Penske Motorsport, com supervisão direta e gerenciamento dos programas FIA WEC e IMSA.
Nesse ínterim, as operações diárias da equipe FIA WEC serão lideradas por Bernhard Demmer (gerente geral) e Francis Schammo (gerente de equipe. Joel Svensson (gerente de equipe) será responsável por essas funções no campeonato IMSA na América do Norte.
O protótipo da Porsche
Em conformidade com os regulamentos LMDh, o Porsche 963 é baseado em um chassi da categoria LMP2. Este chassi recém-desenvolvido é fornecido pela empresa canadense de alta tecnologia Multimatic. Bosch, Williams Advanced Engineering e Xtrac contribuem com os componentes híbridos padrão.
No coração do trem de força está um V8 Biturbo de 4,6 litros. O motor é do 918 Spyder. Seu DNA remonta ao RS Spyder, com o qual a Porsche e a equipe Penske conquistaram muitas vitórias entre 2005 e 2008. O design do novo Porsche 963 vem dos vitoriosos 956 e 962 clássicos da década de 1980.
Além disso, uma faixa contínua de iluminação na parte traseira reflete a característica distintiva do último 911 da geração 992. Assim, o design do veículo branco-vermelho-preto é uma saudação aos carros de corrida de sucesso da Porsche. E outra tradição continua: o novo Porsche 963 estará disponível para os clientes a partir do primeiro ano de competição. Por fim, as primeiras equipes de clientes da Porsche divulgarão seu programa nos próximos dias.