O próximo final de semana será movimentado para quem acompanha corridas de Endurance. Entre os dias 15 e 17 de Abril eventos organizados pela ACO e IMSA irão entreter os apaixonados por corridas.
Na América do norte, a terceira etapa do Weathertech ocorre nas ruas de Long Beach, enquanto na Europa acontece a abertura do Mundial de Endurance e European Le Mans Series. Ao todo serão mais de 12 horas de prova. (WEC com 6 horas, ELMS 4 e IMSA 1 hora e 40 minutos).
Em comum nos dois eventos, é a participação do Porsche 911 RSR. A versão 2016 do modelo recebeu diversas mudanças na aerodinâmica. Segundo a marca um novo 911 RSR deve ganhar as pistas em 2017. No certame americano serão dois O #911 terá Patrick Pilet e Nick Tandy. Já no #912 Earl Bamber e Frédéric Makowiecki. Tanto Bamber quanto Makowiecki estão em terceiro na classificação da classe GTLM atrás dos dois Corvette C7.R.
Para o Dr. Frank-Steffen Walliser, chefe da Porsche Motorsport a expectativa para Long Beach é grande: “Começamos a temporada com dois pódios, o que é animador. Estávamos muito perto de marcar nossa primeira vitória do ano com o 911 RSR.”
Do lado Europeu serão quatro 911 no WEC. Para a temporada 2016 a Porsche optou por não alinhar a equipe Manthey na classe GTE-PRO, já que preferiu investir no programa LMP1. Mesmo assim veremos o 91 #77 da equipe Dempey – Proton Racing com os pilotos oficias da marca, Richard Lietz e Michael Christensen. Os outros três carros estão inscritos na classe GTE-AM. Wolf Henzler vai dividir o #78 da equipe KCMG com Christian Ried.
Michael Wainwright, Adam Carroll e Ben Barker estarão dividindo o #86 da Gulf Racing, enquanto Khaled Al Qubaisi, David Heinemeir Hansson e Klais Bachler estarão no #88 da Abu Dhabi-Proton Racing. Lembrando que os dois carros da Proton Racing estarão na pista na abertura do ELMS no sábado.
“Depois da brilhante temporada em 2015, onde ganhamos três títulos, 2016 é um ano de transição no WEC para a Porsche. Nós não estamos executando nossa programa de fábrica na série, em vez disso, vamos apoiar a Dempsey Proton Racing, em sua campanha na classe GTE-PRO. A Proton tem sido um parceiro fiel da Porsche por muitos anos. Eles ganharam o título da ELMS em 2009 e 2010 com o 011 GT3 RSR. Estou confiante e acredito que Richard Lietz e Michael Christensen irão realizar um grande trabalho.” Destacou Walliser.
Já na prova da ELMS, o #77 terá Michael Hedlund, Wolf Henzler e Marco Seefried, enquanto o #88 corre com Gianluca Roda, Richard Lietz e Chrisitan Ried.