Porsche 911 GT3 R evolui com melhorias de suspensão, aerodinâmica e pacotes de série
Desde a estreia no início de 2023, o atual Porsche 911 GT3 R acumula um currículo de destaque no automobilismo internacional, somando mais de 500 largadas, inúmeras vitórias e títulos em diferentes campeonatos. Só em 2024, equipes clientes conquistaram o título não oficial de fabricantes no Intercontinental GT Challenge, venceram as três classificações GTD Pro do IMSA WeatherTech SportsCar Championship e triunfaram seis vezes em oito provas da Nürburgring Langstrecken-Serie (NLS).
Além disso, o modelo também brilhou no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC), vencendo o Endurance Trophy LMGT3 e conquistando a vitória na classe nas 24 Horas de Le Mans, superando oito fabricantes rivais. Porém, em 2025, manteve-se invicto na prova francesa. No DTM, o campeão de 2023, Thomas Preining, voltou à briga pelo título após vitória em Norisring.
Evolução focada em dirigibilidade e equilíbrio
A nova versão, desenvolvida pela Porsche Motorsport, mantém a base mecânica de sucesso, mas traz atualizações significativas em suspensão e aerodinâmica para oferecer dirigibilidade mais equilibrada, especialmente para pilotos não profissionais.
Segundo Sebastian Golz, gerente de projeto do 911 GT3 R, as mudanças são fruto de refinamentos:
“Pequenas alterações, quando aplicadas a uma base sólida, fazem grande diferença. O feedback dos pilotos nos testes iniciais confirmou nossa direção.”
Entre as novidades visuais e funcionais, destacam-se os dutos de ventilação nos arcos das rodas dianteiras, que melhoram a aerodinâmica, e a cinemática otimizada da suspensão dianteira, reduzindo a inclinação do carro nas frenagens. Na traseira, a asa tipo pescoço de cisne com flap Gurney de 4 mm amplia as opções de ajuste de downforce.
Contudo, a suspensão traseira multibraço revisada e o novo ABS de competição da Bosch, de quinta geração, contribuem para estabilidade superior. Houve ainda melhorias no sistema de direção eletro-hidráulica, novos rolamentos de roda de cerâmica e resfriamento otimizado dos eixos de transmissão, importantes em pistas rápidas como Monza e Le Castellet.
Porsche com mais pacotes de série e recursos práticos
Pacotes antes opcionais agora vêm de fábrica, como o de sensores, endurance, conexão para pit lane e câmeras. Contudo, entre os itens, estão sensores de altura a laser. Além de câmera de ré, sistema de detecção de reabastecimento e LED adicional para controle. Assim estará elegível para competições como IMSA, WEC e 24 Horas de Spa.
Aliás, outro destaque é o pendrive USB RLU, que armazena dados de condução e pode ser trocado rapidamente nos boxes, dispensando conexão por cabo.
Mecânica consolidada e kits de atualização
O motor boxer de seis cilindros e 4,2 litros, com até 416 kW (565 cv) conforme o BoP, permanece inalterado. Para equipes já com modelos 992 serão disponibilizados cerca de 60 kits de atualização. Os valores partem de € 41.500, permitindo que as melhorias sejam aplicadas a carros existentes.
Testes e estreia em competição
O desenvolvimento começou em agosto de 2024, com testes em Weissach, Sebring, Paul Ricard, Spa-Francorchamps e Nürburgring. Por fim, o primeiro teste competitivo ocorreu nas 12H Spa-Francorchamps. Com a Herberth Motorsport conquistando o segundo lugar geral, pilotada por Laurin Heinrich, Ralf Bohn e Alfred Renauer.


